Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Carnaval | 07.02.24 - 11h48

Bloco Nem Com Uma Flor desfila pelas ruas do Recife pedindo o fim da violência contra a mulher

img_alt

Isadora Mello, Joanah Flor, Larissa Lisboa, Bloco Obirin, Baque Mulher e Orquestra Só Mulher embalam a agremiação, que completa 23 anos de história e conscientização popular através de ação preventiva. Concentração acontece às 14h desta quinta-feira (8), na Praça do Arsenal. (Foto: Andrea Rêgo Barros/Arquivo PCR Imagem)

 

A luta pelo fim da violência contra a mulher não descansa nem no Carnaval. E é por isso que, nesta quinta-feira (8), o bloco político-carnavalesco Nem Com Uma Flor desfila pelas ruas do Bairro do Recife para reforçar o compromisso de enfrentar e prevenir todos os tipos de violência contra a mulher. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, o cortejo vai contar com a participação da cantora Isadora Mello, Joanah Flor, Larissa Lisboa, Bloco Obirin, Baque Mulher e Orquestra Só Mulher. A concentração acontece às 14h, na Praça do Arsenal.

Fundado em 2001, o bloco Nem Com Uma Flor completa 22 anos de história e conscientização popular através de ação preventiva antes da abertura oficial do Carnaval. Além de conscientizar foliões e foliãs para a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher, o bloco também tem o objetivo de divulgar os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero.

Como tradicionalmente acontece, a agremiação aproveita o festejo de momo para homenagear pessoas e instituições que lutam pelo fim da violência contra a mulher. Este ano, as homenageadas são a ministra da Mulher, Cida Gonçalves; a escritora e vereadora, Cida Pedrosa; a atriz e gestora cultural, Leda Alves (in memoriam); a pedagoga e ativista social, Marta Almeida (in memoriam); a artista Julieta Hernández, conhecida como Palhaça Jujuba (in memoriam); a ativista e técnica de Enfermagem, Chopelly Santos; e a primeira porta estandarte do Bloco Nem Com Uma Flor, Maria Isabel de Araújo.

COMO PEDIR AJUDA NO CARNAVAL 2024 - De quarta (7) a terça-feira (13) de Carnaval, a Secretaria da Mulher do Recife vai estar com um espaço montado na Praça do Arsenal para atender e orientar mulheres em situação de violência doméstica/sexista,  vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de agressão. O stand, que funcionará das 16h às 2h, vai contar com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, advogada e assistente social do Centro de Referência Clarice Lispector. Além disso, a Brigada Maria da Penha também estará no local, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, caso necessário.

A sede do Centro de Referência Clarice Lispector, localizada no bairro de Santo Amaro, vai funcionar 24h durante os dias de Carnaval, em regime de plantão. O serviço telefônico gratuito do local também estará disponível para orientação, via Whatsapp (81.99488-6138), durante o dia inteiro, sem pausa. 

Durante os festejos de Momo, o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 700, no bairro de Areias, vai funcionar das 7h às 19h.  A festa vai contar, ainda, com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar no polo Ibura, das 18h às 24h.

Já nos polos descentralizados, equipes volantes da Secretaria da Mulher vão realizar ações de prevenção, reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além de distribuir exemplares do Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

ASSUNTOS: