Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 07.02.24 - 13h50

Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval em união inédita com Olodum

img_alt

Marco Zero promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira. (Foto: Camila Leão/PCR Imagem)

 

No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, há o ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira. 

Em palco, os mestres (e mestra) das 13 nações de Maracatu pertencentes ao grupo especial do Concurso de Agremiações comandam o espetáculo, que reúne 700 batuqueiros com toda a potência de alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus. Acompanhados do Grupo Voz Nagô, fundado pelo mestre Naná, as Nações promoverão uma exibição inédita que contará com um encontro histórico e ancestral com o Olodum. Tambores pela paz trovejarão juntos celebrando a beleza e a riqueza da ancestralidade negra fundante dos brinquedos populares. 

A presença de Amaro Freitas promove o encontro entre o erudito e a cultura popular. O pianista, um dos principais nomes do jazz brasileiro em circuitos internacionais, prepara um próximo disco com tributo a Naná Vasconcelos. O espetáculo traz ainda a lufada de ar do musicista, cantor e dançarino Lucas dos Prazeres. “Cria” de Naná Vasconcelos, Lucas saiu do Morro da Conceição para percorrer o mundo em turnês ao lado do mestre. Fazem parte ainda da noite estrelada o Balé Bacnaré, Kléber Valentim e a poetisa Luna Vitrolira.

ASSUNTOS: