Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 07.03.18 - 10h53

Prefeitura do Recife promove uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Ativação da Brigada Maria da Penha, seminário e mutirão de cuidados com a saúde serão algumas das diversas atividades elaboradas pelas pastas municipais

 

No mês da mulher, a Prefeitura do Recife promove uma série de atividades voltadas para o empoderamento sociopolítico feminino e a prevenção da violência de gênero. Ativação da Brigada Maria da Penha, lançamento de um aplicativo de combate ao machismo e mutirão de cuidados com a saúde são algumas das ações que serão desenvolvidas para as recifenses. Além disto, a gestão municipal lança a campanha #NemTentemeParar, nas redes sociais da Prefeitura, com a poesia marginal de Júlia Bione, uma artista de 14 anos que vem pautando a luta das mulheres através de seus versos. O material especialmente elaborado para a Prefeitura traz o empoderamento feminino como mote e conta com a participação de diversas recifenses. Participam das celebrações as secretarias da Mulher; Saúde; Turismo, Esportes e Lazer do Recife e Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Abrindo a programação, nesta quarta (7), o Olha, Recife! especial contará histórias de grandes mulheres como Cristina Tavares e Maria Cesar. Os participantes irão conhecer as ruas que ganharam nomes de mulheres importantes para a cidade e para o Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br .

No dia oficial da celebração, a quinta (8), a grade de atividades começa com a ativação da Brigada Maria da Penha, às 9h, na sede da Guarda Municipal, no bairro de Santo Amaro. O programa é destinado à mulheres em situação de violência e que recorreram à medidas protetivas de urgência. A brigada é composta por guardas municipais que irão integrar a Rede Municipal de Proteção à Violência contra a Mulher do Recife. Este ano, a campanha da Secretaria é "Mulher, ouse mudar o mundo: ocupe o poder", com faixas e adesivos com foco no empoderamento sociopolítico das mulheres e material informativo sobre combate à violência.

Um mutirão promoção de saúde também será realizado no dia internacional da mulher. A Secretaria de Saúde do Recife ofertará diversos serviços gratuitamente no Parque 13 de Maio como coleta de citologia oncótica, mamografia e pressão arterial. Também serão dadas orientações sobre os serviços de enfrentamento à violência doméstica. A grade de programação segue até o dia 13 de março, com a entrega dos kits de higiene arrecadados com a distribuição da camisa do bloco Nem com uma Flor as detentas do presídio Bom Pastor.

MULHER - Com foco no empoderamento sociopolítico das recifenses, a Secretaria da Mulher do Recife marca o dia 8 de março com a campanha "Mulher, ouse mudar o mundo: ocupe o poder". A primeira ação da pasta será a ativação da Brigada Maria da Penha, às 9h, na sede da Guarda Municipal, no bairro de Santo Amaro.

A Brigada Maria da Penha conta com uma equipe da Guarda Municipal voltada para o acompanhamento das mulheres usuárias do Centro de Referência Clarice Lispector que estão sob medidas protetivas de urgência. A equipe fará o atendimento humanizado monitorando caso a caso, com visitas regulares afim de monitorar se as medidas estão sendo ou não cumpridas. A viatura será composta por oito guardas municipais, sendo metade mulheres, mais uma coordenadora (essa função sempre será exercida por uma mulher). Esta é mais uma ação que vai integrar a Rede Municipal de Proteção à Violência contra a Mulher.

Entre outras atribuições, a Brigada vai apoiar e acompanhar a equipe técnica da Secretaria da Mulher (assistentes sociais, psicólogas e advogadas) na realização de suas atividades internas e externas como oitivas nas delegacias, audiências judiciais, visitas domiciliares e em ações pedagógicas relacionadas ao enfrentamento à violência e à disseminação da Lei Maria da Penha.

No dia 9, a Secretaria promove uma homenagem às servidoras municipais, às 9h. Já nos dias 12 e 13 de março, haverá a entrega dos kits de higiene arrecadados na distribuição da camisa do bloco Nem com uma Flor para as detentas da Casa de Internação Provisória, Semiliberdade e da Colônia Penal Feminina Bom Pastor. No dia 12, às 10h, haverá a apresentação da peça "Soledad", que conta a história da militante paraguaia Soledad Barret e, no dia 13, a cantora Nena Queiroga, homenageada do carnaval 2018, se apresenta no Bom Pastor, às 10h.

SAÚDE - As comemorações do Dia Internacional da Mulher iniciam logo cedo na quinta-feira (08), com a oferta ações de promoção à saúde realizada pela Prefeitura do Recife. A partir das 6h30, o Programa da Academia da Cidade realiza um aulão de ginástica, no Parque 13 de Maio (Rua Mamede Simões, 111, Boa Vista). No mesmo local, das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde do Recife ofertará vários serviços para prevenção e promoção à saúde. Também a partir das 8h às 12h, será promovido o Seminário Mulher: cuide dos seus rins, que ocorre no auditório do Banco Central (Rua da Aurosa, Nº 1259 ), para profissionais da Atenção Básica.

Dentre os serviços que serão ofertados gratuitamente, com previsão de atender a cerca de 300 mulheres, estão: coleta de material para a citologia oncótica; mamografia, verificação pressão arterial e glicemia; atualização do cartão de vacina. As mulheres também poderão fazer higienização facial e maquiagem. Profissionais darão ainda, orientações sobre os serviços municipal de atendimento à mulher em situação de violência doméstica, familiar e/ou sexual; promoverão ações educativas sobre as boas práticas de higienização dos alimentos; alimentação saudável, além de distribuir preservativos e panfletos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Como no dia 08 também é comemorado o Dia Mundial dos Rins, as coordenações das políticas de saúde as Mulher e das Doenças Crônicas se juntaram para chamar a atenção para as informações relacionadas à prevenção das doenças renais e a importância do diagnóstico precoce, com a realização do Seminário Mulher: cuide dos seus rins, que acontece no Auditório do Banco Central. No evento também serão tratadas informações sobre rastreamento de mulheres com lesões pré-cancerosas no colo uterino e nas mamas. Serão dadas orientações acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis e o autocuidado e a autoestima das mulheres.

Planejamento Familiar - Já o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, preparou dois dias de atividades. A ação se inicia nesta quarta-feira (07), com um mutirão de colocação de DIU (dispositivo intra-uterino), para pacientes da unidade que estão na fila de espera, beneficiando 40 mulheres. As atividades, que começam às 11h, envolvem também orientação a respeito do Planejamento Familiar, dando conhecimento ao público feminino sobre os diversos métodos contraceptivos. O dia se completa com mini palestras sobre Violência contra a Mulher, distribuição de material informativo e treinamento de auto maquiagem para as usuárias. Na quinta-feira (08), a programação em homenagem às mulheres continua com palestras sobre Nutrição, empoderamento feminino e atividades de lazer e bem estar para usuárias do hospital.

Mês de março - Durante todo o mês março, unidades de saúde o Recife, dos oito distritos sanitários da cidade, promovem programação dedicada à mulher. As atividades chamam atenção para assuntos que fazem parte do dia a dia desse grupo, como violência contra a mulher, câncer de colo de mama, colo de útero, planejamento reprodutivo, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas. Tudo será abordado em rodas de diálogo, palestras e ações preparadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, nas unidade espalhadas pelo município. Vários momentos também serão realizados para promover a autoestima das mulheres, a exemplo de limpeza de pele, maquiagem e cortes de cabelo. A programação completa pode ser conferida no nosso portal.

TURISMO - Abrindo a programação, nesta quarta (7), o Olha, Recife! especial contará histórias de grandes mulheres como Cristina Tavares e Maria Cesar. Os participantes irão conhecer as ruas que ganharam nomes de mulheres importantes para a cidade e para o Brasil. O evento será nesta quarta (7), às 14h, na Praça do Arsenal. As inscrições podem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br . Para o passeio, o projeto pede que cada participante doe um quilo de alimento perecível. No domingo (11), o Recife Antigo de Coração também homenageia o mês da mulher. O Polo Mulher com informações e orientações sobre os serviços da Secretaria da Mulher do Recife estará localizado em frente a Caixa Cultural, no Recife Antigo.

DIREITOS HUMANOS - O Programa Acolhe Vida Recife fará uma série de atividades para usuárias de drogas e mulheres em situação de vulnerabilidade social que se encontram em risco de uso problemático de álcool e outras drogas. A primeira atividade acontecerá na sexta-feira (9), a partir das 9h, com as catadoras da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, no bairro do Arruda. O grupo assistirá a uma palestra sobre autonomia e terá acesso a alguns serviços de beleza. Na segunda-feira (12), a partir das 9h, a equipe de psicólogos, mobilizadores e assistentes sociais da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod Recife) levará, de forma lúdica, reflexões sobre autoestima e autonomia para as reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife. Haverá também sorteio de brindes.