NOTÍCIAS

Mobilidade | 07.04.13 - 15h42

Prefeitura do Recife ordena comércio informal no entorno do Mercado de Casa Amarela

A ordenação ocorreu de forma tranquila, já que na quinta-feira (4), informativos foram entregues aos feirantes. (Foto: Inaldo Lins / PCR) A ordenação ocorreu de forma tranquila, já que na quinta-feira (4), informativos foram entregues aos feirantes. (Foto: Inaldo Lins / PCR)

Calçadas e faixas de rolamento ficaram livres de barracas e com isso as 12 linhas de ônibus que passam pelo percurso diminuíram o tempo de viagem, garantindo uma maior mobilidade.

A quarta ação de reordenamento do entorno dos mercados públicos do Recife foi realizada na manhã deste domingo (7). Com cerca de 100 homens trabalhando na operação, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), retirou 42 ambulantes instalados irregularmente na Rua Padre Lemos, no entorno do Mercado de Casa Amarela, e transferiu os comerciantes para o Pátio de Feira, espaço anexo ao mercado, com área de 2.500 metros quadrados.

A ordenação ocorreu de forma tranquila, já que agentes da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) já haviam entregado informativos aos feirantes sobre a ação na última quinta-feira (4). Eles puderam comercializar na via Padre Lemos até às 18h do sábado (6). A ação aconteceu com o apoio dos dois sindicatos que representam os ambulantes no Recife.

Já durante a madrugada do domingo, seis agentes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com a ajuda de um caminhão pipa e um compactador de lixo, limparam o Pátio de Feira de Casa Amarela. Após a transferência dos comerciantes, foi a vez da Rua Padre Lemos receber a limpeza com água e sabão de 20 agentes da Emlurb, deixando a via livre de obstáculos e de sujeira para os pedestres transitarem.

O transporte público também ganhou com a operação. Faixas de rolamento ficaram livres de barracas e com isso as doze linhas de ônibus que passam pela Padre Lemos diminuíram o tempo de viagem, garantindo uma maior mobilidade. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, esteve no local para acompanhar a ação e detalhou o plano da prefeitura para o largo de Casa Amarela.

“Essa é a primeira etapa, organizar o entorno do mercado, retirando os feirantes das calçadas e colocando dentro do pátio. Depois vamos reformar todas as calçadas e implantar uma ciclovia”, destacou João Braga. A ordenação segue nos dias seguintes à operação. Agentes da Gerência de Operações (Geop) fiscalizarão o local diariamente, evitando que os ambulantes retornem ao local. Também haverá a retirada dos equipamentos fixos instalados na Rua Padre Lemos por agentes da Secon, em momento posterior à operação.

A operação contou com a parceria da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Emlurb), Secretaria de Saúde (SAMU, Vigilância Sanitária), Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Municipal), CTTU, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

REVITALIZAÇÃO - Essa é a quarta ação de reordenamento dos mercados públicos recifenses. Em 21 de janeiro, 150 ambulantes foram retirados da calçada da Avenida Beberibe, visando uma maior mobilidade na via. No dia 28 de janeiro, o entorno do Mercado de Água Fria recebeu ação através da transferência temporária de 210 ambulantes para quatro vias do bairro. Em 24 de fevereiro, 195 ambulantes foram retirados da Estrada dos Remédios, visando o reordenamento do entorno do Mercado de Afogados.

NOVA DESCOBERTA – Um dos próximos largos comerciais a receberam ação de reordenamento é o de Nova Descoberta. Durante este fim de semana, a CTTU já realizou operação de requalificação da sinalização de trânsito na área. Foram colocadas placas de proibição de estacionamento e indicativas de circulação, além de pintura de faixas e meio-fio. A ação de reordenamento do comércio informal em Casa Amarela ainda não tem data marcada para acontecer.