NOTÍCIAS

Mobilidade | 07.04.15 - 16h53

CTTU recebe taxistas para otimizar a fiscalização no Recife

O encontro aconteceu nesta terça-feira (7), com representantes da categoria

Com o intuito de melhorar cada vez mais o processo de fiscalização dos táxis, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) recebeu, na manhã desta terça-feira (7), a União de Taxistas de Pernambuco (UTPE). O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife e contou com a presença do secretario de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, da presidente da CTTU, Taciana Ferreira e de representantes de associações, cooperativa e sindicatos de taxistas dos municípios da Região Metropolitana (RMR) e do interior do estado. O objetivo do encontro foi esclarecer e ouvir sugestões sobre fiscalização contra a operação irregular de táxis de outros municípios no Recife, que está sendo realizada pela Companhia, em parceria com a Polícia Militar (PM) e o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE), desde o dia 10 de março.

No encontro, que teve clima ameno, a CTTU esclareceu que vem realizando um esforço contínuo de orientação aos 60 agentes de trânsito responsáveis pelas abordagens aos taxistas de outros municípios que circulam no Recife. O trabalho está sendo realizado de forma sistemática, através de reuniões semanais, onde os resultados da operação são avaliados e são reforçadas as orientações a respeito da forma que as abordagens estão sendo feitas.

Ainda durante a reunião, foram deliberadas as estratégias que serão utilizadas na operação, para facilitar as fiscalizações e atender aos usuários do serviço de táxi e também aos profissionais que, diariamente, desembarcam passageiros no Recife. A primeira estratégia definida foi o uso do taxímetro como comprovação de que o embarque foi realizado fora do Recife. Dessa forma, em caso de viagens intermunicipais por taxistas da Região Metropolitana do Recife (RMR), onde há um acordo prévio para que o motorista aguarde o passageiro no local de desembarque, o valor da corrida indicado pelo taxímetro poderá resguardar o permissionário. Já para os taxistas de outras regiões do estado será exigido, além do uso contínuo do taxímetro, o uso de um voucher com o nome do taxista, placa do veículo, nome do passageiro, CPF ou RG do passageiro e itinerário da viagem. O voucher será emitido pelas associações, sindicatos e cooperativas do município de origem e precisa estar devidamente cadastrado na CTTU.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a reunião teve o um saldo muito positivo, uma vez que estratégias importantes foram definidas em comum acordo com os representantes dos taxistas dos outros municípios. "A reunião foi fundamental para ratificar a intenção da CTTU, que é de cumprir a lei e punir aqueles que desrespeitam as regras adotadas no município, porém não é intenção da Prefeitura prejudicar a mobilidade dos passageiros das outras cidades que desembarcam todos os dias no Recife", concluiu.