NOTÍCIAS

Cultura | 07.05.11 - 16h57

Orçamento Participativo ajuda no monitoramento das comunidades ribeirinhas

Quarenta técnicos da OP fazem visitas a localidades próximas ao Rio Capibaribe e aos abrigos

Para fazer o monitoramento das comunidades ribeirinhas e orientar os moradores, uma grande mobilização acontece em diversos órgãos da Prefeitura do Recife. Neste sábado (07), 40 técnicos da Coordenadoria do Orçamento Participativo (OP) se revezam fazendo visitas a localidades próximas ao Rio Capibaribe e aos abrigos, além de ajudar funcionamentos dessas unidades. Atualmente, 1.144 pessoas retiradas de áreas ribeirinhas estão nos seis alojamentos mantidos pelo Município, recebendo a assistência necessária.

“Todos os órgãos da Prefeitura estão trabalhando de forma integrada para preservar as vidas das pessoas. São mais de mil pessoas em nossas unidades, onde oferecermos mínimo de conforto e segurança. A estrutura está funcionando bem e, para isso, há técnicos das mais diversas áreas atuando. Orçamento Participativo também está mobilizado para ajudar no monitoramento das comunidades que sofrem com a elevação do nível do rio e do funcionamento dos abrigos”, ressaltou o Coordenador do OP, Augusto Miranda.

Junto com os técnicos do OP e de outros órgãos municipais, pela manhã, Miranda conferiu de perto a situação nas comunidades Ayrton Sena e Detran. Ele também percorreu os alojamentos que estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 280 alojados – 80 famílias), Creche Casinha Azul (Iputinga; com 85 alojados – 28 famílias), e Escola Municipal Nilo Pereira (Monteiro; 118 alojados – 38 famílias).

“As pessoas estão sendo bem acolhidas. Recebem alimentação, colchões, itens de limpeza, higiene pessoal, entre outras coisas. Também estamos fazendo uma campanha para arrecadar donativos. Queremos a ajuda e a solidariedade de todos para estas pessoas que estão desabrigadas hoje no Recife. Elas precisam do nosso apoio para que, aos poucos, refaçam suas vidas”, destacou.

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. Os pontos de arrecadação de donativos são: Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

Confira abaixo os endereços para doação:

Edifício-sede da PCR – Avenida Cais do Apolo 925

Emlurb – Av. Norte, nº 5400 / Av. Recife, nº 3537 / Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, nº 09.

CTTU – Rua Frei Cassimiro, nº 91, Santo Amaro.

Guarda Municipal – Rua Afonso Pena, 550, Santo Amaro

URB – Av. Oliveira Lima, 867, Boa Vista

Geraldão - Avenida Mascarenhas de Moraes – Imbiribeira
Telefones: 3355-1200

Iasc - Rua Imperial, 203 - São José -CEP. 50090-000
Fone: 81 3355- 2997

Rede de Voluntariado do Recife – sediada no Movimento Pró-Criança, no bairro dos Coelhos

Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem - Boa Viagem

Parque da Jaqueira - Av. Rui Barbosa, S/N

Sítio Trindade - Estrada do Arraial, nº 3259, Casa Amarela

Clube Náutico - Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1086

Clube Sport - Praça da Bandeira, s/n - Ilha do Retiro

Clube Santa Cruz - Av. Beberibe, 1285 – Arruda - Recife