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Cultura | 07.06.13 - 16h54

Recife “se veste” para a Copa das Confederações com 375 peças de decoração

[caption id="attachment_35004" align="alignnone" width="680"] Implantação dos banners em sete áreas da cidade começa neste sábado. (Imagem: reprodução meramente ilustrativa)[/caption]

Prefeitura investiu R$ 15 milhões na organização do evento, desde janeiro

A Prefeitura do Recife implanta, a partir deste sábado (8), em sete áreas da cidade, a decoração oficial da Copa das Confederações da Fifa. Serão colocadas 375 peças nas proximidades de Aeroporto, avenidas Boa Viagem, Agamenon Magalhães e Abdias de Carvalho, entorno do Marco Zero, acessos à Arena Pernambuco e estação de metrô Cosme e Damião.  Os detalhes foram divulgados pelo secretário-executivo de Copa e Legado, Danilo Moreira, em entrevista coletiva na manhã da sexta (7).

Elaborado pela Fifa, o material faz parte do Programa de Decoração Oficial da sedes e tem o objetivo de “vestir” a cidade para o torneio. “As peças serão colocadas em locais estratégicos, escolhidos juntamente com a Fifa, onde a  maioria dos torcedores e turistas vai passar”, explica Moreira. A instalação da decoração deve durar cinco dias e será feita à noite, para minimizar possíveis transtornos ao trânsito.

Serão implantadas 75 peças entre o Aeroporto Internacional do Recife/Guarararapes-Gilberto Freyre e a praia; 75 na avenida Boa Viagem, do Parque Dona Lindu à avenida Antônio de Góes; 25 na avenida Agamenon Magalhães, entre o Clube Português e a ponte João Paulo II; 26 na Abdias de Carvalho; 74 no acesso ao Marco Zero, incluindo as pontes Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e 12 de Setembro (“Giratória”); 74 entre o Aeroporto e a Arena Pernambuco; e 26 no entorno da estação do Metrô Cosme e Damião. Outras 25 ficarão como reserva.

Apresentada na forma de banners de PVC com 80 cm de largura por 2,20 metros de altura, a decoração será colocada nos principais pontos estratégicos de movimentação de torcedores. A identidade visual da Fifa inclui mensagens de boas-vindas aos visitantes, o nome da cidade-sede, a marca do evento, o mascote oficial (Fuleco) e os patrocinadores. “A decoração ficará nas ruas até o final do mês”, informa a gerente-geral de Marketing e Eventos da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, Mayse Cavalcanti.

Balanço de ações

Desde janeiro, a Prefeitura do Recife já investiu R$ 15 milhões em ações relativas à organização da Copa das Confederações da Fifa. Mais de 2 mil servidores municipais, de 21 secretarias e órgãos, estão envolvidos no trabalho, que é coordenado pelo Comitê Gestor da Copa no Recife. As atribuições municipais incluem a realização das exibições públicas dos jogos, a preparação das rotas protocolares e dos Campos Oficiais de Treinamento (COTs), proteção às marcas, voluntariado, campanhas preventivas, capacitação, meio ambiente, segurança, transporte e mobilidade e turismo.

Do total investido, R$ 7 milhões se referem às exibições públicas dos jogos da Copa das Confederações, que acontecerão em oito arraiais juninos (Sítio Trindade, praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Peixinhos, Pátio de São Pedro, Várzea, Ibura e San Martin), como forma de levar o “clima” da Copa ara toda a cidade e incluir os torcedores que não comprarem os ingressos para ter acesso à Arena Pernambuco. A verba contempla também as ações promocionais que acontecerão no Sítio Trindade, Parque Dona Lindu e Nascedouro de Peixinhos.

Outros R$ 5,8 milhões estão sendo investidos na preparação das principais vias públicas que serão usadas para a Copa das Confederações da Fifa, ligando locais como aeroporto, setor hoteleiro, Campos Oficiais de Treinamento e Arena Pernambuco. Além disso, a Prefeitura investe R$ 1,2 milhão na preparação dos COTs (CT do Náutico, CT do Sport e estádio do Arruda) que serão usados pelas seleções durante o torneio.