Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 07.06.16 - 16h13

Alunos participam da sessão especial de pré-estreia do filme "Paratodos"

img_alt

Documentário que acompanha a rotina de atletas paralímpicos brasileiros será exibido nas escolas da rede municipal do Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram, nessa segunda-feira (6), no Cinema São Luiz, da sessão especial de pré-estreia do documentário "Paratodos", que acompanha a rotina de atletas paralímpicos brasileiros em treinamentos e competições. A exibição foi realizada pelas secretarias municipal e estadual de Educação e pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, com o objetivo de estimular, junto às comunidades escolares, o diálogo sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência na sociedade brasileira.

O diretor do filme, Marcelo Mesquita, prestigiou a pré-estreia, que contou com a presença de atletas paralímpicos de Pernambuco e de alunos das Escolas Municipais Divino Espírito Santo e Padre Antônio Henrique, além de estudantes do Projovem Urbano Recife. "Foi um momento ímpar, em que se lançou um filme sobre inclusão. O documentário será exibido nas nossas escolas e outros alunos terão a chance de vê-lo", afirmou a gerente-geral de Anos Finais e Educação Integral da Secretaria de Educação do Recife, Gilvani Pilé. Serão doados 268 DVDs do filme para a rede municipal do Recife.

Também assistiram ao filme os professores que trabalham no Projeto Portas Abertas para a Inclusão e os que fazem o Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência matriculados nas unidades de ensino municipais, além de coordenadores, gestores, formadores e técnicos da Secretaria de Educação. "É uma honra para qualquer cineasta estar numa sala como essa, com lotação total. 'Paratodos' traz sua missão no nome. Imaginamos, no futuro próximo, uma sociedade que seja realmente para todos. Estamos às vésperas do maior evento esportivo do mundo e podemos trabalhar esse legado de forma diferente", discursou Marcelo Mesquita.

Alunos da rede estadual de ensino também compareceram à sessão. A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto, também destacou o fato de a exibição ter acontecido no São Luiz. "Essa foi uma ótima oportunidade para os estudantes visitarem um cinema tradicional, com mais de mil lugares, que mostra filmes diferenciados. Esse cinema é uma referência da resistência da cultura pernambucana", afirmou Souto. De acordo com ela, a ação buscou integrar Educação e Cultura.

"O mais interessante do documentário foi mostrar que até uma pessoa que não tem o braço pode disputar e ganhar uma medalha olímpica", afirma o aluno Eric Jônata, que é surdo e cursa o 9º ano numa Sala Bilíngue da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, onde ele tem aula de Libras e Português. Presente ao São Luiz na sessão de pré-estreia, ele achou o filme "muito interessante" por mostrar a vida de atletas cegos e com outras deficiências físicas.

OBRA - "Paratodos" mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros, como o velocista Alan Fonteles, o nadador Daniel Dias, os paracanoístas Fernando Fernandes e Fernando Cowboy Rufino, a velocista Terezinha Guilhermina, a nadadora Susana Schnarndorf e Ricardinho, do futebol de cinco. O objetivo foi investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir inclusão, registrando com sensibilidade o dia a dia desses paratletas na luta por vitórias, recordes e medalhas.