Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.06.18 - 21h32

Prefeito inaugura sala de aula destinada aos garis do Recife

img_alt

A sala já vai receber as duas primeiras turmas no turno da noite, dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 52 profissionais de limpeza do Recife, dentro da empresa em que trabalham (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em mais uma ação que prioriza a educação, o prefeito Geraldo Julio inaugurou, na tarde desta quinta-feira (7), uma sala de aula na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) especialmente pensada para receber os garis e garantir a conclusão dos estudos daqueles que tiveram a educação interrompida. A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Fundação Roberto Marinho e com a Vital Engenharia, uma das prestadoras de serviço de limpeza do Recife. A sala de aula fica na sede da empresa, na  Avenida da Recuperação, na Guabiraba, o que facilita a assiduidade dos alunos. 

"A educação é a base de tudo e a grande transformação que pode acontecer na vida das pessoas é através da educação. Então estamos aqui com gente trabalhadora, com gente lutadora, que está aqui depois de uma jornada de trabalho para buscar a sua formação, alfabetização, pelo programa de Educação de Jovens e Adultos. Nós estamos muito felizes. Já temos o mesmo projeto lá no galpão de triagem das mulheres do Palha de Arroz e agora aqui com as pessoas que cuidam da limpeza da cidade para todas as pessoas. Hoje aqui eles estão abrindo as portas para oportunidades para o futuro, para, a partir da educação, transformarem a vida deles é de suas famílias”, declarou o prefeito Geraldo Julio, que mencionou também a sala de aula na Cooperativa Palha de Arroz, que atende 25 mulheres com aulas noturnas.

Nas duas primeiras turmas do projeto já estão inscritos 52 estudantes, sendo 23 nos Anos Iniciais e 29 nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Agnaldo Dias da Silva, de 48 anos, foi um dos que se animou para voltar às aulas. “Eu vou recomeçar porque nunca é tarde. Eu tenho o sonho de terminar meus estudos. Quero crescer aqui na empresa, quero dar o meu melhor. Todos na minha casa comemoraram a notícia e só saio daqui com o diploma na mão”, comentou emocionado o gari.

A Fundação Roberto Marinho é parceira na iniciativa  com a capacitação das professoras em sua modalidade de Telecurso e também vai fornecer material didático de seu programa Tecendo o Saber, voltado para os Anos Iniciais.A Gerente Geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães, lembrou que nunca é tarde para aprender. “Esse projeto nasce do comprometimento da gestão com uma política de educação, de inclusão. A Prefeitura decidiu pagar uma dívida social, cuidando desses trabalhadores que fazem um trabalho primoroso pela cidade. Estamos resgatando aqui um direito fundamental ao conhecimento. É sempre tempo para voltar a escola e esse, sem dúvidas, será um bom tempo para eles”.

Antônio Carlos Salmeiron, presidente da Vital Engenharia, local onde foram implantadas salas da EJA , comentou a importância do projeto: “Tenho muito orgulho iniciativa. Esta valorização é fundamental e mais do que isso, queremos que esses profissionais cresçam pessoalmente. Agradeço demais à prefeitura por estarmos fazendo essa parceria e espero que isso seja repetido em muitos lugares”. As salas do projeto são divididas em duas, uma para Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e outra para Anos Finais (6º ao 9º anos), ambas no período noturno. 

Para ministrar as aulas, a rede municipal de ensino mobilizou duas professoras e forneceu também kits escolares. Cada aluno recebeu fardamento, cadernos, lápis e canetas e material didático. “Educação não tem idade. O primeiro de tudo é que eles acreditem que podem aprender e que pode dar certo. Esta é a primeira empresa que estamos fazendo isso mas tenho certeza que isso deve ampliar. A força do exemplo é forte.  Força de vontade eles têm, agora com espaço adequado e material, além dos profissionais envolvidos, eles vão longe”, afirmou o secretário de Educação, Alexandre Rebelo.

"Esse é o principal projeto da gestão e da Emlurb: transformar a vida das pessoas. Essas pessoas são agentes de meio ambiente, que cuidam com carinho da nossa cidade. Com esse projeto, estamos transformando essas vidas, e contribuindo para acabar o analfabetismo no país", afirmou Roberto Gusmão,  presidente da Emlurb e secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife.

PALHA DE ARROZ – Em outubro de 2017 a Prefeitura do Recife inaugurou o Projeto Lição de Vida na Cooperativa de Mulheres EcoVida Palha de Arroz, coletivo que trabalha com separação e tratamento de resíduos sólidos, no Arruda, Zona Norte da Cidade. No total, 25 mulheres da cooperativa são beneficiadas pelo projeto. Realizado em parceria com o Governo Federal, o Lição de Vida tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos acima de 15 anos para que eles possam, posteriormente, ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa dura oito meses e é uma fundamental para que os estudantes possam ingressar no EJA e concluir o Ensino Fundamental. 

Na Cooperativa Palha de Arroz, as aulas acontecem no período noturno, de segunda a quinta-feira, entre 19h e 21h. No Galpão de reciclagem, foi armada uma estrutura para receber as estudantes, com afixação de lousa na parede e a disponibilização de 25 cadeiras e seis mesas. As alunas ainda receberam fardamento, livros da Educação de Jovens e Adultos e kits de material escolar, compostos por cadernos, canetas, lápis e borracha.