Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 07.06.18 - 16h38

Prefeitura do Recife promove fim de semana com artes visuais, frevo, capoeira e atividades pela Semana do Meio Ambiente

img_alt

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Jardim Botânico recebe atividades educativas. Tem ainda frevo, artes visuais, música na igreja e passeio de catamarã na programação gratuita oferecida pela Prefeitura do Recife nestes sábado (9) e domingo (10) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para crianças e adultos, apreciadores da arte e defensores do meio ambiente. A Prefeitura do Recife garante lazer e cultura para todos no último fim de semana antes do início da temporada do balancê na cidade. Já a partir desta sexta (8), os recifenses terão uma diversificada e intensa agenda de programações gratuitas, que vão de concerto musical em igreja a apresentação de capoeira, exposições de arte e atividades ecológicas em vários equipamentos e espaços públicos do Recife.

Quem gosta de frevo já tem compromisso com a cultura na sexta-feira (8). O Paço do Frevo, centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização do gênero musical que é a cara do Recife, vai receber Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca, às 12h, na Hora do Frevo. No domingo (10), tem mais. Como parte da programação do Observatório do Frevo - programa de interlocução, estudos e pesquisas do Paço do Frevo -, o museu recebe uma discussão sobre “Resistências e diálogos entre passistas e quadrilheiros”. O evento começará às 15h e terá a participação de João Lira, Simone Silva e Victor Lima. O acesso é gratuito e sujeito à lotação.

Também no domingo, a música encontra um cenário sagrado na programação do projeto Música na Igreja, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A Orquestra do Centro Social Dom João Costa (do Alto José do Pinho) se apresenta, a partir das 17h, na Igreja Madre de Deus (Recife Antigo).

No sábado (9), a programação no centro histórico celebra a capoeira. Entre as 15h e as 18h, o Ginga Recife, projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, levará os grupos Angoleiros do Sertão e Meia Lua Inteira para se apresentar na Boulevard Rio Branco. O encontro deste sábado terá como convidado especial o Contra-mestre Davi, do Nova Aliança.

Durante todo o fim de semana, a cidade oferece ainda bons motivos para uma visita a seus equipamentos de arte. Na Galeria Janete Costa, chega ao final neste domingo (9) a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com a natureza. A galeria funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo.

No MAMAM, localizado na Rua da Aurora, segue em cartaz neste fim de semana a exposição A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda, assinados pelo guitarrista Neilton. Além disso, com o objetivo de promover um diálogo entre diferentes linguagens para pensar a nova lógica das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século 21, o MAMAM também abriga a exposição ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa. A entrada no MAMAM é gratuita, e aos sábados e domingos o horário de funcionamento é das 13h às 17h.

Para curtir a cidade roubada às águas de dentro do rio, a Prefeitura do Recife oferece passeio gratuito de camatarã, dentro da programação do projeto Olha! Recife. No domingo, o mesmo projeto convida a encerrar a programação da Semana do Meio Ambiente, num passeio de ônibus com destino ao Jardim Botânico do Recife, considerado o melhor do Norte-Nordeste e o 5° melhor do Brasil. As inscrições para os passeios abrem amanhã (8), a partir das 9h, no site www.olharecife.com.br.

O sábado recifense também será verde, com oficinas no Econúcleo do Parque da Jaqueira. Serão seis opções, com destaque para as de flores comestíveis, horta orgânica, culinária sustentável e terrários. As inscrições acontecerão na hora, bastando chegar um pouco antes de começar.

 

Confira a programação:

 

Econúcleo Jaqueira

9h – Oficina Flores comestíveis: do cultivo à degustação

9h - Oficina de Horta Orgânica e mudas com bombinhas

10h - Oficina de Culinária Sustentável

11h - Oficina de Terrário

14h - Oficina de adubo orgânico e de HQ para adultos

15h - Trilha ambiental com oficina de plantas medicinais

16h - Apresentação da Orquestra Infantil do Instituto Passo de Anjo do Maestro Spok