Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.08.18 - 19h02

Hospital da Mulher do Recife promove ações de promoção do Agosto Dourado

Atividades lúdicas, palestras, exposição e mamaço estão dentro da programação

 

Em alusão ao Agosto Dourado, o Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, realiza uma série de ações de sensibilização para o Aleitamento Materno. Durante toda esta semana, estão sendo feitas palestras itinerantes nas salas de espera do Centro de Imagem e do Egresso (consulta de retorno de mãe e bebê após a alta da maternidade). Ao longo do mês, a programação do HMR terá ainda apresentação do grupo Palhaçoterapia, curso de manejo sobre o Aleitamento Materno, exposição de fotos e mamaço.

Nos dias 9, 16 e 23 (quintas-feiras), o Hospital vai receber o Palhaçoterapia, um projeto da Universidade de Pernambuco (UPE). Por meio de atividades lúdicas, eles vão falar dos benefícios da amamentação. O grupo vai se apresentar no alojamento conjunto – onde mães e bebês ficam internados – e nas salas de espera do ambulatório.

Um dos pontos altos da programação acontecerá ainda no dia 16 (quinta-feira) com a realização de um mamaço, ou seja, com um encontro de mães amamentando simultaneamente. Estarão reunidas mães da maternidade, das consultas ambulatoriais, funcionárias mães e convidadas. 

Nos dias 15 e 16, a unidade promoverá o Curso de Manejo do Aleitamento Materno. "O HMR tem a perspectiva de se tornar Hospital Amigo da Criança, e parte desse processo é capacitar 100% dos profissionais ligados à mãe e bebê. Esta já é a quarta turma e, até agora, mais de 100 profissionais já foram treinados", afirma a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

Ainda dentro da programação do Agosto Dourado, haverá exposição com fotos relativas ao Aleitamento Materno, feitas durante os atendimentos e internamentos no Hospital. "O objetivo é fazer com que nossas usuárias se identifiquem com esse processo", afirma Manoel Adauto, coordenador do Aleitamento Materno do HMR.

Haverá também palestra sobre a relação entre a Amamentação e a Nutrição, e lançamento de um álbum seriado, que é explicativo sobre os benefícios da amamentação para o bebê e a mãe.

 

Programação HMR Agosto Dourado:

 

Dia 07 - Salas de Espera – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério (ambulatório); mini palestra sobre Incentivo à Amamentação.

Dia 09 - Apresentação do projeto Palhaçoterapia; mini palestra sobre Incentivo à Amamentação; Roda de Conversa – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério (alojamento Conjunto)

Dia 14 - Salas de Espera – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério. (ambulatório); mini palestra sobre Incentivo à Amamentação.

15 de agosto (quarta-feira) - Curso de manejo clínico do Aleitamento Materno

16 de agosto (quinta-feira) - Curso de manejo clínico do Aleitamento Materno; Apresentação do projeto Palhaçoterapia (incentivo à amamentação); Exposição de Fotos; Roda de Conversa – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério (alojamento Conjunto).

Dia 21 - Salas de Espera – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério (ambulatório).

Dia 23 – Mamaço (grupos de mulheres amamentando simultaneamente), Apresentação do projeto Palhaçoterapia (incentivo à amamentação), Lançamento do Álbum Seriado sobre Amamentação. Roda de Conversa – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério. (alojamento Conjunto)

Dia 28 - Salas de Espera – Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério. (ambulatório).

Dia 31 - Aleitamento Materno e Nutrição na Gestação e no Puerpério (ambulatório); Mini palestra sobre Incentivo à Amamentação.