Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 07.09.21 - 12h08

Prefeitura do Recife oferece testagem gratuita para covid-19 nesta quarta (8) em cinco pontos da cidade

img_alt

As equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) aplicarão os testes das 8h às 16h, e o resultado fica pronto em menos de 30 minutos. (Foto: Richardson Martins/Sesau)

 

Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura do Recife oferece testagem gratuita para a covid-19 em cinco pontos da capital. Das 8h às 16h, equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) estarão no Conselho Comunitário dos Moradores de Apipucos (Apipucos); na Associação de Moradores Chagas Ferreira (Dois Unidos); na Praça da Várzea (Várzea); na Igreja Batista do Caçote (Caçote); e na Academia da Cidade do Jordão Baixo (Jordão). Cada local tem capacidade para realizar até 200 testes, totalizando 1.200 checagens ao longo do dia.

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios, e o teste de antígeno der negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo). Desde o início da ação, na segunda-feira (30) da semana passada, já foram realizados 1.210 testes, dos quais 38 tiveram resultados positivos. 

Durante a ação, os profissionais da Sesau também fazem abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid. As pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

A ação está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, e visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

 

TESTAGEM COVID-19 – QUARTA-FEIRA (8):

- Conselho Comunitário dos Moradores de Apipucos (Apipucos);

- Associação de Moradores Chagas Ferreira (Dois Unidos);

- Praça da Várzea (Várzea);

- Igreja Batista do Caçote (Caçote);

- Academia da Cidade do Jordão Baixo (Jordão).