NOTÍCIAS

| 07.10.13 - 15h16

Saúde promove curso à distância de atualização em saúde mental

Aulas são direcionadas aos profissionais da atenção básica. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do SUS

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), por meio da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Segtes), promove o curso à distância de atualização em saúde mental. Voltado para os profissionais da atenção básica, o curso será realizado e parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site do SUS. As aulas começam em novembro.   

O curso terá carga horária de 80 horas/aulas teóricas e tem a finalidade de qualificar os profissionais de saúde da família, garantindo efetivamente o aperfeiçoamento dos trabalhadores na área de saúde mental. Sua realização atesta as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do Recife para melhorar a qualidade do atendimento ao usuário na rede de atenção básica.

Durante as aulas, os alunos terão aulas sobre a história da política de saúde mental no Brasil, psicopatologia, informações básicas sobre farmacologia aplicada à psiquiatria, conceitos de abuso e dependência, sintomas psiquiátricos associados ao uso de álcool e outras drogas e redução de danos.

As vagas serão distribuídas por distritos sanitários considerando a proporcionalidade do número de equipes de saúde da família de cada área ficando, respectivamente, Distrito Sanitário I (7 vagas), Distrito Sanitário II ( 20 vagas), Distrito Sanitário III (22 vagas) , Distrito Sanitário IV (19 vagas), Distrito Sanitário V (15 vagas) e  Distrito Sanitário VI (37 vagas).

DEMANDA – A realização do curso atende à enquete realizada no ano passado junto aos profissionais da atenção básica. Mais de 48% dos servidores que participaram da enquete sobre os temas de interesse para a oferta de cursos e capacitações apontaram a temática da saúde mental como prioritária. A partir daí, a proposta do curso foi apresentada pela Secretaria de Saúde do Recife à Comissão de Integração Ensino Serviço e à Comissão Intergestora Regional que aprovaram por sua realização.