Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.11.18 - 14h39

Prefeito Geraldo Julio entrega mais uma escola em novo padrão de qualidade

img_alt

A Escola Municipal Waldemar Valente, no Curado, é a terceira de 14 requalificações completas que serão concluídas até o final do ano, e que ao todo, deverão beneficiar mais de cinco mil estudantes, servidores e funcionários (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A manhã desta quarta-feira (7) foi de muita alegria para professores, pais e alunos da Escola Municipal Waldemar Valente, localizada no bairro do Curado. O prefeito Geraldo Julio visitou o local para realizar a entrega da unidade de ensino que foi totalmente reformada e que coloca a escola ao novo padrão de qualidade da gestão, integrando o Programa Escola do Futuro. As obras e intervenções feitas no equipamento irão beneficiar cerca de 320 pessoas entre estudantes e profissionais. A requalificação, que incluiu diversos serviços estruturais, contou também com a climatização completa da unidade dentro do Programa Novo Clima.

“A Escola já vinha tendo um com trabalho sendo feito pelos profissionais que trabalham aqui, com toda dedicação e carinho, com todo amor que eles têm de levar educação para as crianças. Mas agora a infraestrutura melhorou muito e a comunidade escolar mostrou que além da obra física que foi feita, eles mesmo também fizeram aqui uma horta, transformaram o jardim, então tenho certeza que as crianças que passam por aqui vão ter um futuro muito melhor, uma educação de qualidade e muitas oportunidades”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. O gestor municipal pontuou ainda que 60% da rede municipal de ensino já está climatizada, garantindo aos alunos mais conforto na aprendizagem e do trabalho desenvolvido pelos professores. 

O equipamento é a terceira entrega de 14 obras de requalificação realizadas pela Prefeitura do Recife nas unidades de ensino, que serão concluídas até o final do ano e entregues até o começo de 2019. No total as obras irão beneficiar 4.629 estudantes matriculados nas unidades e mais 396 servidores e funcionários terceirizados, além de estagiários, e vão garantir a adequação dos equipamentos ao novo padrão de qualidade adotado como parte do Programa Escola do Futuro, uma aposta em ações de estruturação, inovações pedagógicas e investimento em tecnologia da informação para construir uma educação universal e inclusiva, promovendo melhores condições de ensino e aprendizagem. A unidade também recebeu a humanização do espaço com a arte do grafiteiro Paulo Queiroz.

Laudicéia dos Santos, mãe do pequeno Matheus, de 6 anos, aluno da Escola Waldemar Valente, falou da importância da reforma no rendimento dos alunos. “Toda a estrutura agora está muito boa. E o melhor, além de uma área de lazer para as crianças, é que eles podem aprender tudo com mais atenção, já que as salas têm ar condicionado, que garante que eles estejam bem acomodados e isso facilita muito para eles escutarem os professores, desenvolverem as atividades. Estamos todos muito felizes com toda essa reestruturação”, comentou a dona de casa.

Na unidade, os serviços incluíram substituição das telhas e do revestimento cerâmico, requalificação do piso, dos banheiros e cozinha, além de requalificação de toda a parte elétrica,forro, pintura e toda a climatização do equipamento. “Estamos realmente numa fase muito melhor e muito mais propícia para podermos trabalhar bem, proporcionando o melhor para as crianças”, garantiu Sueli Beltrão, diretora da unidade de ensino.

O secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, garantiu que o trabalho da prefeitura vai continuar melhorando as condições das escolas municipais. “Esse é um trabalho de recuperação física das nossas unidades. Ao mesmo tempo que construímos novas escolas e creches, temos recuperado as antigas, como essa de hoje, que tem mais de 30 anos na rede, onde os professores já faziam um bom trabalho,mas com dificuldade. Agora o trabalho educacional e pedagógico vai ser melhor desenvolvido. A ideia é que continuemos reinaugurando essas escolas e até o início de 2019 todas estejam neste novo padrão”, afirmou o secretário, que lembrou ainda que só no ano de 2017 foram investidos R$ 17 Milhões em manutenção e outros R$ 2 Milhões com climatização, sendo esta última ação, parte do programa Novo Clima, que tem como previsão que 100% das unidades estejam com ar-condicionado até 2019.