NOTÍCIAS

Cultura | 07.12.12 - 19h09

Codecir recebe visita de representante do Corpo de Bombeiros da Alemanha

Diretamente da cidade de Dontmurd, Detlev Harries vem ao Recife conhecer a experiência desenvolvida por meio do Programa Guarda-Chuva

Já conhecido como uma referência nacional, o trabalho da Defesa Civil do Recife vem ganhado destaque internacional e despertando o interesse de gestores de várias partes do mundo. O modelo de Gestão de Risco desenvolvido na capital pernambucana já foi apresentado a representantes de países como Chile, Japão e Alemanha. O intercâmbio com este último país ganha desdobramentos, na próxima segunda-feira (10). A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) recebe a visita do comandante adjunto do Corpo de Bombeiros da cidade de Dortmund (Alemanha), Detlev Harries, que virá ao Recife para conhecer as ações desenvolvidas para garantir segurança a moradores de áreas de risco da cidade.

A agenda de Harries começa às 10h, quando ele acompanhará uma apresentação da Defesa Civil sobre o Modelo de Gestão de Risco desenvolvido na cidade do Recife, por meio do Programa Guarda-Chuva. A apresentação será feita pela coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira, na Sala de Reuniões da Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, no 12º andar do edifício-sede da PCR (Bairro do Recife).

Logo após, ele seguirá para a Rua Camboriú (Vasco da Gama), para conhecer duas obras de contenção, drenagem e escadaria, realizadas pela Prefeitura do Recife (uma concluída e outra em andamento). Finalizando o roteiro, ele irá conhecer pontos de encostas localizados no Córrego José Grande (Alto José Bonifácio), onde foram aplicados o gel impermeabilizante, produto utilizado pioneiramente pela Defesa Civil do Recife para a proteção das barreiras do efeito das águas das chuvas, evitando deslizamentos.

Gel impermeabilizante - Utilizado, pela primeira vez, em 2010, o produto foi aplicado em 12 pontos do bairro do Ibura, em caráter experimental, numa área total de 1.500 m². Após um ano, os resultados foram considerados muito positivos, sendo constatado que as chuvas não causaram transtornos em nenhum dos locais onde foi utilizado. Devido ao sucesso do produto, a Prefeitura iniciou, em maio deste ano, uma nova etapa de aplicação do gel em diversas áreas de risco da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança para as comunidades que moram nesses locais. Já foram aplicados 51.383,88 m² em 188 pontos da cidade.