NOTÍCIAS

Cultura | 07.12.12 - 17h51

Escola Divino Espírito Santo é premiada em congresso internacional

Por Caio Dias

[caption id="attachment_29334" align="alignleft" width="334"] O reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado por profissionais competentes veio com a premiação. Foto: Antônio Tenório[/caption]

A Escola Municipal Divino Espírito Santo, situada no bairro da Caxangá, recebeu o Prêmio Escola Inclusiva 2012, pelo trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). O mérito foi concedido pelo Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) e Fundação Altino Ventura (FAV), no 5º Congresso Internacional em Dislexia e Distúrbios da Aprendizagem, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O trabalho premiado foi elaborado pela professora da SRM, Joceia Oliveira, que atua na Rede Municipal de Ensino há nove anos. Com o tema: Inclusão do autista em sala de aula no primeiro ano escolar: o papel das estratégias interacionistas, a educadora foi contemplada com certificado, troféu e computador - que será adaptado para utilização na própria Sala de Recursos Multifuncionais.

Ao longo do ano letivo, com o incentivo da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, a escola vem promovendo atividades e eventos relacionados à temática das diversas deficiências, como palestra (sobre cegueira e inclusão social), exposição de trabalhos, apresentação de grupos de danças e apresentação de banda - composta por pessoas com baixa visão, cegos e cadeirantes.

“O prêmio é de toda a equipe, que tem se envolvido na atenção para as diferenças dos estudantes. A escola precisa entender as necessidades específicas para se tornar cada vez mais inclusiva. E, nesse sentido, a forma como trabalhamos tem trazido resultados positivos nas relações com a comunidade escolar”, destaca a professora Joceia.

A SRM da unidade de ensino atende a estudantes com todas as deficiências e de todos os níveis escolares – da Educação Infantil ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Requalificação - A Escola Municipal Divino Espírito Santo está sendo totalmente requalificada pela Prefeitura do Recife. As obras fazem parte da II etapa do Plano de Requalificação, lançado em fevereiro deste ano, pelo prefeito João da Costa. Na unidade estão sendo realizados elevação do nível do piso das salas, piso de acesso ao bloco anexo à escola, banheiros com acessibilidade, além de prolongamento da cobertura que dá acesso às salas de aula. A reforma está orçada em cerca de R$ 570 mil.

O Plano de Requalificação busca melhorar as condições físicas das unidades escolares, tais como: acessibilidade, pintura em geral, instalações hidráulicas e elétricas e a recuperação de cobertura dos estabelecimentos. As reformas nas unidades vão ajudar nas condições e no ambiente de trabalho, tanto para os profissionais quanto para os estudantes.