NOTÍCIAS

| 07.12.12 - 15h25

Samu renova sua frota com nove ambulâncias

Os novos veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e entregues pela Prefeitura do Recife durante 3ª Jornada do Samu Metropolitano

Por Ellen Cocino

[caption id="attachment_29314" align="alignleft" width="334"] Os novos veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e entregues pela PCR durante 3ª Jornada do Samu Metropolitano. Foto: Fernando Silva[/caption]

Na manhã desta sexta-feira (07), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de nove ambulâncias básicas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), renovando a frota para os atendimentos pré-hospitalares. A entrega aconteceu às 11h, durante o segundo dia da 3ª Jornada do Samu Metropolitano, no Centro de Convenções, em Olinda. Estavam presentes o secretário municipal de Saúde, Humberto Antunes, e o coordenador do SAMU do Recife, Leonardo Gomes.

Os novos veículos foram doados pelo Ministério da Saúde, que investiu cerca de R$ 1 milhão, a fim de manter a qualidade dos atendimentos emergenciais no Recife e Região Metropolitana. Atualmente, a frota conta com 22 ambulâncias, sendo 18 básicas e quatro com UTI móvel; três motolâncias; uma viatura de apoio rápido; e dois helicópteros a partir de convênios com a Polícia Rodoviária Federal e o Governo do Estado de Pernambuco.

Durante o evento, também foi feita uma demonstração com os helicópteros que atuam integrados à rede do Samu. Desde 2007, o Recife é a única cidade do Nordeste que opera com duas aeronaves para o atendimento de urgência. “Isso é a continuidade de um programa exitoso que é o sistema pré-hospitalar da urgência e emergência nacional. Essas nove ambulâncias que estamos recebendo do Ministério da Saúde fazem parte de uma programação de substituição de ambulâncias e elas virão completar as nossas necessidades”, declarou o secretário de Saúde, Humberto Antunes.

Com uma média mensal superior a 4,1 mil atendimentos presenciais, tanto em domicílios quanto nas vias públicas, as equipes do SAMU atendem urgências clínicas, traumáticas, pediátricas, gineco-obstétricas, psiquiátricas e cirúrgicas. São 500 profissionais que trabalham no serviço, entre eles, médicos, enfermeiros, socorristas, teleatendentes e condutores de ambulância. O teleatendimento do SAMU acontece gratuitamente pelo número 192.