NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.12.15 - 15h48

Prefeito lança Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti e nomeia profissionais para lidar com microcefalia

img_alt

Ações foram apresentadas em coletiva nesta segunda-feira (7) e detalhou o trabalho que está sendo realizado em 19 secretarias e órgãos municipais para combater o mosquito. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A guerra contra o Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia recém-diagnosticados, ganhou mais um reforço nesta segunda-feira (7). O prefeito Geraldo Julio anunciou a criação do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito e a nomeação imediata de oito profissionais de saúde para trabalhar especificamente nestes casos. Ao todo são 19 secretarias e órgãos municipais que estão desenvolvendo 43 ações paralelas para reforçar as medidas já realizadas pela Secretaria municipal de Saúde.

Ao todo são 19 secretarias e órgãos municipais que estão desenvolvendo 43 ações paralelas para reforçar as medidas já realizadas pela Secretaria municipal de Saúde.

O plano foi fruto do trabalho iniciado na reunião com o secretariado, realizada na sexta-feira (27/11), quando o prefeito Geraldo Julio determinou que todas as áreas da gestão apresentassem ações e projetos emergenciais de como poderiam contribuir no combate ao mosquito, para subsidiar a montagem do plano. As frentes visam reforçar o trabalho já iniciado pela Prefeitura do Recife e intensifica o esforço que vem sendo empreendido, envolvendo toda a sociedade para evitar a proliferação e controlar os casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Algumas das ações já haviam sido realizadas, como é o caso dos mutirões de limpeza conduzidos pela Emlurb e a retirada de carcaças através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, por exemplo.

“Nós estamos somando esforços de todas as secretarias. Há 10 dias, fizemos uma reunião do secretariado e hoje estamos anunciando estas 43 ações realizadas em toda a Prefeitura, mobilizando 150 mil pessoas para este combate”, explicou Geraldo. Foram realizados mais de 150 treinamentos e reuniões, com 8.143 servidores capacitados. Ainda neste período, o programa Transforma Recife também disponibilizou 500 vagas para voluntários que queiram entrar nesta batalha. 

A Prefeitura também está realizando toda a assistência às gestantes com suspeita de bebês com microcefalia. Será realizado um acompanhamento da família no Programa Mãe Coruja Recife, a criação de ambulatórios multiprofissionais, em Policlínica e nas UPAEs, capacitação da rede municipal para o acompanhamento e a implantação da tele consultoria em Neuropediatria e infectologia. “Nós não podemos ficar parados. Estamos realizando um trabalho de prevenção, mas também um trabalho de acolhimento das mães com filhos notificados com microcefalia, através do programa Mãe Coruja. Acabamos de nomear dois neuropediatras, dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais para coordenar a ação de toda a rede no atendimento a essas famílias”, acrescentou Geraldo.

Todo o novo esforço contra o mosquito Aedes aegypti se dá como forma de intensificar o combate constante que estados e municípios, em todo o Brasil, realizam contra as epidemias sistêmicas de dengue com que o país convive. Este ano, no entanto, o combate ao mosquito precisou atingir um novo patamar com a confirmação por parte do Ministério da Saúde de que o zika vírus, também transmitido pelo Aedes aegypti, está relacionado ao aumento nos casos de microcefalia que vêm sendo registrado no Brasil, especialmente no Nordeste.

Neste mês de dezembro, o Recife conseguiu atingir o menor número de incidência do Aedes aegypti. Ou seja, atualmente o município possui a menor população do mosquito, reforçando a necessidade do trabalho de diminuir ainda mais este número no primeiro semestre de 2016, período em que o número de insetos comumente aumenta. “Nós temos que continuar enfrentando este desafio que é um dos maiores problemas de saúde pública já vista nesta geração. Demos um passo importante com o engajamento de várias secretarias e órgãos do governo municipal. Não é só a Secretaria de Saúde. É uma luta que precisa do trabalho de todos”, disse o secretário de Saúde, Jailson Correia.

Sensibilização e combate são eixos de distribuição das ações estabelecidas na estratégia de enfrentamento aos focos do mosquito. Estarão envolvidas nessa força-tarefa as secretarias de Saúde, Esportes, Administração e Gestão de Pessoas, Mobilidade e Controle Urbano, Saneamento, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mulher, Governo e Participação Social, Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Imprensa, Turismo e Lazer, Finanças, Juventude e Segurança Urbana. Somam-se a elas os órgãos municipais Emlurb e Defesa Civil, além do Gabinete do Prefeito.

Serão realizadas campanhas educativas em todas as regiões da cidade, capacitações de professores da Rede Municipal de Ensino e pais de alunos. Os profissionais da Brigada Ambiental também serão multiplicadores junto com os educadores físicos das Academias Recife e da Guarda Municipal. O Transforma Recife se junta no movimento e mobilizará 500 agentes voluntários que levarão para seus bairros informações contra a proliferação do mosquito. Haverá também ações na Ciclofaixa de Turismo e Lazer, no Recife Antigo de Coração, que terá edição especial, e nas 40 ruas que fazem parte do Projeto Lazer na Rua. Palestras educativas, desafio/gincanas nas comunidades com o objetivo de incentivar o engajamento da população, mutirão de limpeza de entulhos também estão na programação. O objetivo é fechar o cerco contra a proliferação do mosquito da dengue.

PARCERIAS – Desde que foi publicado, no Diário Oficial do Recife, o Decreto número 29.279, no último dia 1º, que define que a cidade está em "Situação de Emergência" por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia que estão sendo diagnosticados, a Prefeitura já garantiu diversos apoios no combate ao mosquito transmissor. Já foram realizadas parcerias com o Exército Brasileiro, que disponibilizou cerca de 200 homens e mulheres para um trabalho de rua, com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), com a Igreja Católica e igrejas evangélicas, com o Banco do Brasil, com a Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP), com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão), além da imprensa que realiza um grande trabalho de divulgação. O prefeito Geraldo Julio tem a intenção de conversar com outras instituições para garantir mais apoio.