Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 07.12.18 - 20h13

Eventos natalinos, cinema e exposições animam o final de semana do recifense

img_alt

A Prefeitura do Recife promove cultura e lazer para os recifenses e para os turistas neste final de semana. Entre as opções para se divertir: FestCine, passeio de ônibus natalino e noturno pelo centro da cidade, exposições diversas e atividades ambientais no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo da Jaqueira. (Foto: Secult-PE/Divulgação)

 

Neste segundo final de semana de dezembro, os recifenses terão muitas formas de se divertir, ser feliz e aprender, de dia ou a noite, sob o sol ou na sombra. É que a Prefeitura do Recife promove inúmeras atividades nos seus diversos equipamentos culturais, ou mesmo fora deles, através das secretarias. Tem exposição de presépios no Bairro do Recife; Festival de Cinema, no São Luiz; Projeto Cine Jardim, com tudo o que se refere a bicicletas no Museu Murillo La Greca; mostras que envolvem a água ou a seca no MAMAM; passeio noturno em ônibus iluminado pelo Olha! Recife. O Museu da Cidade do Recife, a Galeria Janete Costa e o Paço do Frevo também convidam o público a conhecer as exposições em cartaz. Já no Jardim Botânico haverá contação de histórias e oficina de percussão com garrafa PET; e o Econúcleo do Parque da Jaqueira vai receber uma vivência especial que marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Sempre sinônimo de festa gratuita e a céu aberto, o Ciclo Natalino da capital pernambucana já inicia suas atividades neste domingo (9). Batizada de Recife Celebra, a extensa programação preparada pela Prefeitura do Recife conta com o envolvimento de várias secretarias e órgãos e se espalha por vários bairros da cidade. O projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, faz parte dessa programação e convidou estudantes da rede municipal a fazer uma releitura do imaginário natalino, recriando a cena do nascimento de Jesus a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados. As obras ficarão em exposição, a partir de domingo, na Avenida Rio Branco. Os presépios ficarão expostos até o dia 25 de dezembro, das 11h às 15h e 16h às 19h, de segunda a sábado, e das 9h às 11h e 15h às 19h, aos domingos.

Outra novidade é que nesta semana tem início o roteiro natalino do Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai levar os participantes para um passeio noturno, em um ônibus iluminado, por tradicionais pontos decorados da cidade, a partir deste domingo. Os passeios especiais de Natal em um ônibus todo decorado serão nos dias 9, 15, 16 e 19 de dezembro; e inclui locais como o Marco Zero, a Ponte Maurício de Nassau, Parque Amorim, entre outros. As saídas serão do Cais da Alfândega, às 18h. O ônibus iluminado é uma parceria com a empresa MobiBrasil.

Para os fãs da sétima arte é bom lembrar que o 20º Festival de Curtas de Pernambuco, FestCine, começou na última segunda-feira (3) e segue até sábado (8). Nesta sexta-feira (7), o público do Cinema São Luiz vai conferir, a partir das 18h30, a Mostra Competitiva de Formação, com a exibição de seis documentários e uma animação. A partir das 19h40, terá início a Mostra Competitiva Geral com a exibição de três ficções, duas animações, dois videoclipes e um documentário.

No sábado, às 17h, o FestCine oferece a Sessão Especial Acessível, quando serão apresentados o curta Frequências, de Adalberto Oliveira – com audiodescrição realizada pela COM Acessibilidade Comunicacional; e o longa O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, que contou com a parceria da Alumiar/Fundação Joaquim Nabuco na audiodescrição, Libras e LSE- Legenda para surdos e ensurdecidos. Mais tarde, às 19h, será a vez da Sessão especial Mostra Documentando que exibirá: Pode Entrar (7 minutos, 2014), Quadrado (9 minutos, 2014), Vida Aparecida (10 minutos, 2016), Ciola (13 minutos, 2018). A Cerimônia de encerramento e premiação, junto a exibição do resultado das oficinas do Festival e a homenagem a jornalista Graça Araújo, iniciará às 20h. O FestCine está sendo realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Confira a programação: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/audiovisual/primeira-noite-do-20o-festcine-movimenta-o-sao-luiz/.


E quem gosta de bike deve ficar antenado com a programação do Museu Murillo La Greca. De olho no potencial do modal como meio de transporte sustentável, omuseu, localizado na Zona Norte do Recife, realizará uma série de atividades, no próximo sábado (8), no âmbito do Projeto Cine Jardim. Gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Murillo La Greca receberá exibição de documentários, lançamento de livros, oficina para reparos em bicicletas, partidas de bike polo e exposição fotográfica. As atividades vão começar às 15h e seguirão até as 21h. Saiba mais:  (81) 3355-3129.

Além disso, a arte de duas mulheres nordestinas, de talento, originalidade e fibra, está em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), desde a última quinta-feira (6). A mostra da paraibana, radicada em Pernambuco, Alice Vinagre, intitulada "Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto" é um convite a sondar a sensação do naufrágio. E a exposição da design e figurinista pernambucana Carol Monteiro, chamada “Coração de Pedra”, revela uma rica zona de intersecção entre arte e moda em uma produção inspirada na paisagem dos sertões nordestinos. As visitas são gratuitas e o MAMAM, que também é gerido pela Prefeitura do Recife, está aberto de terça a sexta, das 12h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 17h. Informações e agendamento: (81) 3355-6871.

O Forte das Cinco Pontas, onde funciona o Museu da Cidade do Recife, gerido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, agora está todo iluminado. Uma parceria entre o Instituto Neoenergia, a Prefeitura do Recife e o grupo espanhol Iberdrola possibilitou a instalação de uma iluminação cênica, de encher os olhos e não querer perder de vista. Quem comparecer ao local neste final de semana verá a exposição Cinco Pontas, com pinturas e documentos que passeiam por várias épocas e contam o papel da edificação em momentos históricos marcantes da capital pernambucana. No sábado, crianças e adultos poderão participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. Para mais detalhes: (81) 3355-9540.

Já na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, o público pode conferir a segunda mostra individual do multifacetado artista Jota Zer0ff. Trata-se da exposiçãoTransistor que é gratuita e aberta ao público. São 24 obras, a maioria, pinturas de spray sobre madeira, mas há também trabalhos feitos com lápis e papel. O horário de visitação aos sábados é das 14h às 20h; aos domingos, das 15h às 19h. Informações: 3355-9825 ou galeriajanetecosta@gmail.com.

E o Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do ritmo mais representativo da cidade, vai encher de clarins o fim de semana recifense. O espaço estará aberto durante o final de semana das 13h às 17h. Confira: www.pacodofrevo.org.br
 ou ligue (81) 3355-9500 para mais informações.

 

Meio Ambiente - No sábado, o Jardim Botânico preparou uma contação de histórias que aborda temas sobre a importância das árvores como habitat natural dos animais silvestres. Com início às 11h, a trama “Vila Sapucaia”, apresentará como protagonistas um macaco, uma aranha e uma barata que fazem da árvore Sapucaia sua moradia. O arte-educador, Hugo Régis, será o contador dessa história. No domingo, a diversão fica por conta de uma oficina de percussão com garrafa PET. A atividade começa às 11h e vai reaproveitar garrafas para produzir instrumentos sonoros. 

Já quem visitar o Econúcleo do Parque da Jaqueira neste domingo, a pedida é participar da atividade especial que marca o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”, comemorado no dia 10 de dezembro. Trata-se da “Vivência Ambiental: Faço parte desse lugar”, que promoverá uma experiência diferenciada dos participantes com a natureza, envolvendo caminhadas com olhos vendados e interações com a biodiversidade. No período da tarde, é a vez da Oficina de Plantas Medicinais às 16h. Voltada para o público adulto, os arte-educadores vão mostrar desde a seleção de sementes, até o cultivo e cuidados com as pequenas plantas que podem ser aperfeiçoadas em casas e apartamentos. 

Além das oficinas, a programação se estende no final de semana com atividades voltadas para todos os públicos, como: sessão de meditação, oficina de percussão corporal, contação de histórias, rimas para natureza, trilha ambiental, entre outros.