Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 07.12.18 - 22h37

Plano de Turismo Criativo do Recife será lançado neste sábado (8)

img_alt

Lançamento será no segundo dia de atividades do Seminário Internacional de Turismo Criativo, realizado pela Prefeitura do Recife, no Museu Cais do Sertão (Foto: Mauricio Ferry/Seturel)

 

Continua neste sábado (8) o Seminário Internacional de Turismo Criativo, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. No evento, realizado no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, será lançado oficialmente o Plano de Turismo Criativo do Recife, o primeiro do Nordeste. Nesta sexta-feira (7), os participantes acompanharam palestrantes internacionais, como o pesquisador holandês Greg Richards, que definiu o termo Turismo Criativo.

Com capacidade para 300 pessoas dentro da sala, o Seminário de Turismo Criativo teve um primeiro dia com auditório cheio de estudantes, pesquisadores e curiosos. "O Recife está sediando um evento de grande porte, oferecendo vivências práticas do que é o turismo criativo. Hoje o viajante não quer mais ser um mero expectador da cidade; ele quer vivenciar o dia a dia e as experiências únicas daquele local. O Recife é uma cidade extremamente criativa, que tem locais especiais, como a Ilha de Deus, Bomba do Hemetério e Brasília Teimosa. Espaços que estão, cada vez mais, empreendendo o turismo criativo. E a Prefeitura vem divulgando, de forma inédita, esses espaços, atraindo novos turistas e até recifenses para conhecerem esses atrativos", pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O encontro tem como proposta aprofundar o debate sobre a vivência turística e o novo perfil de turismo que já tem crescido mundo afora. Realizado em sua maior parte no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, o evento também está servindo para lançamento do Plano de Turismo Criativo do Recife, único no Nordeste e terceiro no País.

Apesar de não atuar no setor do turismo, esta é uma área que encanta a bacharel em Direito Jéssica Araújo, de 27 anos. "Eu cheguei a estudar algumas disciplinas de turismo, mas acabei mudando de área. Mesmo assim, ainda amo esse universo e considero muito importante que o Recife esteja recebendo um evento deste porte. É uma oportunidade imperdível para conhecer as possibilidades turísticas, tanto de cases de sucesso do mundo quanto também o que temos na nossa cidade", comentou.

Nesta sexta, o evento iniciou com Greg Richards, que fez a primeira palestra internacional do evento. Ele é o pesquisador que definiu o termo Turismo Criativo e sua aplicabilidade. O dia contou ainda com Caroline Couret, diretora da Rede Internacional de Turismo Criativo, que possui intervenções em destinos famosos, como Ibiza. Além deles, o evento conta com profissionais da Argentina, Espanha, Portugal e Brasil, apresentando experiências bem sucedidas, através de painéis, com o objetivo de proporcionar uma rica troca de conhecimento aos participantes.

Oficialmente, o Plano de Turismo Criativo do Recife será apresentado neste sábado, às 17h30. O documento foi construído com a colaboração de técnicos de turismo da gestão municipal, das faculdades de turismo da cidade, do Sebrae, empreendedores da área e sociedade civil. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade. Os interessados em participar das palestras da tarde também podem se inscrever no próprio museu.

E como todo o Plano foi construído de forma colaborativa, a confecção do material foi feita à mão através do coletivo Mariposa Cartonera, que tem núcleos produtivos em diversas comunidades, inclusive Bomba do Hemetério.

Ainda neste sábado, a partir das 9h, algumas vivências serão ofertadas, com inscrições específicas. O Bike Tour temático Recife dos Carnavais, passeio operado pela La Ursa Tours, será um roteiro que passa pelos pontos de referência do carnaval de rua. O Tour Cervejeiro: Um Brinde a Nassau, mistura história e gastronomia, com muita cerveja e criatividade, pelos rios recifenses. E acontecerá também um passeio a pé pela comunidade da Ilha Deus, localizada no meio do maior manguezal urbano do País. Na oportunidade, os visitantes chegarão à comunidade a bordo de um catamarã, cortando os rios Jordão e Pina, finalizando com um mariscada feita pela Negra Linda, moradora da comunidade. Essas atividades são pagas e as informações estão disponíveis no site http://turismocriativo.visit.recife.br.