Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 07.12.21 - 20h01

Conselheiros de Juventude do Recife tomam posse para o biênio 2021-2023

img_alt

Conselho representa as várias juventudes da cidade do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Tomaram posse nesta terça-feira (7), no Auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, os 25 novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife).  A nova composição do conselho, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, atuará no biênio 2021-2023. Participaram da posse, a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna e o secretário-executivo de Juventude, Marcone Ribeiro. Também prestigiou a posse, o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.

De acordo com Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, o Conselho representa as várias juventudes da cidade do Recife, pois nele há representação por RPA, da sociedade civil e também do Governo. "É muito importante que a juventude participe de forma efetiva deste conselho para propor e deliberar a política pública da juventude e quem assume um compromisso no conselho ele não se representa, mas sim  o cidadão recifense, um coletivo de jovens que pode trazer políticas públicas positivas e emancipatórias para a juventude do Recife", ressalta Ana Rita.

Para o secretário-executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude encerra e inicia um novo ciclo importante. "O Conselho tem um papel muito importante de controle social e a gestão passada se estendeu por mais dois anos, mediante ao desafio da pandemia e hoje trazemos novos rostos, nova juventude para pensar junto com a gente a partir do que eles enfrentaram no período pandêmico e acredito que esses jovens estão prontos para nos apresentar quais são os nortes e os caminhos que podemos construir nessa nova forma de viver que essa pandemia nos trouxe", destaca o secretário. Ele ainda ressalta que está muito feliz em ver que esses jovens estão inseridos nos territórios, participando conosco e dentro do conselho poderão monitorar as políticas públicas existentes, poderão propor novas formas de construir políticas públicas.

Pela primeira vez, o processo eleitoral aconteceu de maneira virtual, dentro do Conecta Recife. Além disso, oito pontos físicos de votação também disponibilizaram a plataforma para os jovens. A adesão dos eleitores atingiu o número recorde de 1.572 jovens. A votação para eleger representantes da sociedade civil e instituições dos novos membros do CMPPJ/Recife aconteceu em outubro.

O CMPPJ/Recife é composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo oito representantes do Governo Municipal, um representante do Poder Legislativo e 16 representantes da Sociedade Civil. O Conselho tem por finalidade fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental.

Entre as principais competências do CMPPJ/Recife estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude;  apoiar a SDSDHJPD na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.

Lista dos eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude - Biênio 2021-2023:

 

RPA 1

(eleita) Raielly Naiara da Silva Santos - 56  - votos - 50,00%

(suplente )Marcos Kleyton Antunes Bezerra  - 56 votos -  50,00%

 

RPA 2

(eleito) - Pedro Henrique de Souza - 17 – votos  53,12%

(suplente) -Pedro Sérgio de Alcântara Moura da Câmara – 15 votos 46,88%

 

RPA 3

(eleito) - Lucas Leandro da Silva - 316 votos - 46,47%

(suplente) - Renan Victor Souza de Andrade – 173 votos - 25,44%

 

RPA 4

(eleito) - João Vitor Pereira  Amorim – 178 votos - 49,04%

(suplente) - Marcio Wamberto de Souza Castro - 61 votos - 16,80%

 

RPA 5

(eleito) - Ademir Eduardo Alves de Andrade - 38 votos - 51,35%

(suplente) - Matheus Henrique Alves Soares - 21 votos - 28,38%

 

RPA 6

(eleito) - Thiago Edson Oliveira da Silva – 81 votos - 31,76%

(suplente) - Bruna Eduarda Carla Ribeiro Barros – 56 votos - 21,96%

 

Lista das Instituições Eleitas na Assembleia Geral do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude CMPPJ – 23 de Outubro de 2021:

 

- Representantes de Entidades da Pessoa com deficiência de apoio às políticas públicas de juventude de atuação na Cidade do Recife.

1. Associação Pernambucana de Cegos - Apec

2. Integrarte

 

- Representante de Entidade de apoio às políticas públicas de juventude.  

1. Coletivo pão e tinta

 

- Movimentos, ONGS, Coletivos, Entidades, Associações, Organizações que atuam com a juventude dentro da cidade do Recife

1. UMES

2. UJS

3. JSPDT

4. Paróquia Cristo Redentor

5. Cores do amanhã

6. Mapa Educação

7. Coletivos Jovem pelo Meio Ambiente