Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.12.23 - 14h43

Vigilância Sanitária do Recife discute perspectivas futuras e inovação da fiscalização

img_alt

Na ocasião, também foi feita a entrega de novos smartphones para os inspetores sanitários, que serão utilizados na rotina de atividades no próximo ano. (Foto: Divulgação)

 

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs) do Recife, realizou, nesta quinta (7), o balanço das atividades em 2023, com o tema “Vigilância Sanitária: desafios e perspectivas futuras”. Foi uma manhã repleta de atividades, com momentos de integração, palestras e apresentação de propostas inovadoras para fortalecer as práticas de fiscalização. Na ocasião, também foi feita a entrega de novos smartphones para os inspetores sanitários, que serão utilizados na rotina de atividades no próximo ano. O evento aconteceu no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista.

‘‘Esse evento é de extrema importância para o aperfeiçoamento do trabalho prestado pela Vigilância Sanitária (Visa), marcando o início de um novo passo do setor. Aqui, discutimos os desafios passados e futuros, traçamos perspectivas e metas que, com muito trabalho, serão, sim, alcançadas, e apresentamos a modernização da fiscalização, os smartphones, resultado de uma estratégia cuidadosamente planejada para aprimorar a eficiência dos nossos serviços’’, afirma a gerente geral de Vigilância em Saúde, Rosimeire Melo. Com os novos aparelhos, será possível padronizar as práticas de vigilância entre os diversos profissionais, resultando em maior segurança e transparência nas atividades. 

Além da entrega dos materiais, houve momentos de integração e uma discussão promovida pela secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marcella Abath, e Rosimeiry Melo, sobre a trajetória da Vigilância Sanitária na capital pernambucana. Houve, ainda, a apresentação oficial do novo gerente da Visa no município, Pedro Albuquerque, que discutiu os desafios atuais da divisão. “A Vigilância Sanitária desempenha o papel essencial de eliminar, diminuir ou prevenir a população de possíveis riscos à saúde, sendo responsável também pela promoção de práticas seguras e na garantia de um ambiente saudável e sustentável para todos os cidadãos. Agora, está ainda mais integrada e modernizada”, salienta Albuquerque.