Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Carnaval | 08.02.24 - 20h56

Heróis da Liga da CTTU estarão nos polos infantis para orientar pais e crianças sobre segurança viária.

img_alt

O objetivo é alertar para os cuidados no trânsito de forma lúdica e divertida com teatrinhos e brincadeiras que falam sobre as leis de trânsito. (Foto: Divulgação/CTTU)

 

Quem for aproveitar o carnaval em um dos seis polos infantis da cidade, poderá participar de brincadeiras como “A Liga Mandou Dizer”, feita pelos artistas educadores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Além disso, os heróis e vilões da Liga da CTTU vão brincar com as crianças e ensinar, de maneira lúdica, sobre segurança viária e comportamentos seguros no trânsito. Também será distribuída a cartilha “Crianças Para o Trânsito”, que traz atividades pedagógicas. As ações vão acontecer a partir da sexta-feira (9), na Avenida Rio Branco e, entre o domingo (11) e a terça-feira (13), nos polos infantis - como os dos parques da Jaqueira, das Graças, da Macaxeira, Santana, Dona Lindu e na Rua da Aurora.

Baseada na brincadeira popular “Seu Rei Mandou Dizer”, “A Liga Mandou Dizer” dá orientações como atravessar na faixa de pedestres, utilizar a cadeirinha, respeitar a calçada e dirigir em velocidade adequada na via. “Vamos aproveitar o momento carnavalesco, que é de alegria para passar as orientações de segurança viária de forma leve e alegre, principalmente porque as crianças são multiplicadores da educação em suas casas. E com isso passam a cobrar dos pais o comportamento seguro também no trânsito.”, destaca Marcela Assis, gestora de educação para o trânsito da CTTU.

O assunto demanda atenção porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sinistros de trânsito são a principal causa de morte em pessoas entre crianças e jovens de 5 a 29 anos e um levantamento da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI) mostrou que pelo menos 500 crianças são vítimas fatais de sinistros de trânsito diariamente. Isso acontece pela fragilidade do corpo, que torna essas pessoas mais vulneráveis. Confira, abaixo, algumas orientações que devem ser seguidas por todos no trãnsito:

Excesso de Velocidade: O excesso de velocidade é o principal fator de risco de sinistros de trânsito e pode ser ainda mais letal quando envolve crianças, devido à vulnerabilidade do corpo que, por ser menor, suporta menos impacto. Por isso, é recomendada a velocidade de 20 a 30 km/h nas proximidades dos polos infantis, além do respeito aos locais de bloqueios de veículos, que é onde existe maior fluxo de pedestres.

Uso de cadeirinha: Dados da OMS apontam que o uso de cadeirinhas infantis reduz em até 60% o número de mortes de crianças e adolescentes no trânsito. Entre 0 e 10 anos, a criança precisa utilizar a cadeirinha e tem o equipamento adequado para cada idade.

Travessias seguras: É importante que os responsáveis não deixem as crianças atravessarem sozinhas as pistas, utilizem as faixas de pedestres e áreas de calçadas, buscando manter a criança sempre fora do leito viário.

LIGA DA CTTU - Lançada em 2021, a Liga da CTTU traz como o personagem principal a Justina, uma super-heroína inspirada nos agentes de trânsito, cuja principal característica é a justiça e o cumprimento das leis de trânsito. O parceiro de Justina é o Amarelinho, um herói com uma personalidade amigável, que faz alusão aos orientadores de trânsito. A terceira heroína é a Pedalita, uma entregadora que defende a mobilidade ativa. Enquanto os heróis são responsáveis por um trânsito seguro, gentil e com uma mobilidade sustentável, os vilões representam os cidadãos imprudentes, que cometem infrações de trânsito e não têm responsabilidade com a segurança viária. O Sinistro é um motorista que vem com o cinto desafivelado, o celular em uma mão e o volante no outro. O nome do personagem faz alusão ao termo “sinistro de trânsito”, que é utilizado no lugar de “acidentes” para dar a conotação de que são circunstâncias evitáveis caso as leis de trânsito sejam obedecidas. O segundo vilão é o Zoada, que representa o cidadão que não tem paciência no trânsito, excede a velocidade, e usa em excesso os xingamentos, que fazem do trânsito um lugar menos harmônico.

ASSUNTOS: