Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.03.19 - 18h24

Dia Internacional da Mulher tem atividade comemorativa nas casas de acolhida da PCR

img_alt

200 detentas da Colônia Penal do Bom Pastor também foram contempladas com dinâmica para melhorar a autoestima (Foto: Cortesia)

 

Mulheres da Casa de Acolhida Recomeço, da Prefeitura do Recife, localizada em Campo Grande, foram saudadas nesta manhã de sexta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, com um incentivo para melhorar a autoestima. Equipe da  Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos promoveu dinâmica de grupo sobre a autovalorização e depois uma oficina com dicas de maquiagem patrocinada pela linha de cosméticos Mary kay. O evento abriu o calendário comemorativo a ser realizado em homenagem às mulheres neste mês março. Estão previstas ações com a temática do empoderamento da mulher , promovidas pela Secretaria Executiva de Política Sobre Drogas - Sepod. 

M.G, 29 anos, veio encaminhada pelo Centro Pop. Após a dinâmica de grupo disse que quer mudar de vida. "Se não estivesse na Casa estaria na rua estragando a minha. Aqui tenho onde dormir, comida e estou indo estudar pelo programa Projovem. Estou na quarta série e quando sair vou arrumar um emprego e arrumar um canto para ficar com meu filho, referindo-se a João Arthur de cinco meses que está com o pai. A Casa o Recomeço tem capacidade para abrigar 40 mulheres com filhos e atualmente está acolhendo 6 mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade.  Logo cedo, mais de 200 detentas da Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Engenho do Meio, também participaram de uma palestra sobre comportamento da mulher em relação às substâncias psicoativas, dinâmica sobre sonhos de vida, de uma dança e de  um sorteio de kits de higiene, programação que recebeu a visita da secretária Executiva de Políticas Sobre Drogas, Ana Paula Marques.

"Temos que celebrar as conquistas, mesmo as pequenas, e continuar lutando para enfrentar os preconceitos que a mulheres ainda enfrentam, para viver com dignidade e respeito", falou a secretária Ana Rita Suassuna, ressaltando que as mulheres são capazes de construir uma vida melhor para elas mesmas a partir do momento que decidem ir em busca de suas conquistas. À tarde, a secretária também prestigiou a Casa de Passagem Diagnóstica.

Serviço - A Prefeitura do Recife mantêm 11 serviços de acolhimentos para pessoas em vulnerabilidade social - 5 para crianças, 4 para adultos, 2 para idosos e um abrigo para o caso de desabrigados em desastres naturais como chuvas e incêndio. Nesses espaços, além da dormida e alimentação, são disponibilizados atendimentos por assistentes sociais, psicólogos, contanto com pessoal de apoio. A SDSJPSDDH ainda tem intersetorialidade com outras secretarias municipais e órgãos, a exemplo de Saúde e Educação.