Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 08.03.24 - 16h30

Encontro Conecta Recife 2024 reúne soluções inovadoras com foco em tecnologia a serviço do cidadão

Prefeitura do Recife promove o encontro, que será realizado nos dias 12 e 13 de março, no Mirante do Paço, no Bairro do Recife. Ministros Sílvio Costa Filho e Luciana Santos participam da abertura. 

 

Dois dias dedicados exclusivamente às soluções inovadoras com foco em governos digitais (e-Gov). O inédito Encontro Conecta Recife 2024 é promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de e Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e será realizado no Bairro do Recife, um dos mais importantes ambientes de desenvolvimento de tecnologias do Brasil. O evento converge instituições públicas e privadas, academia, empresas de tecnologia e startups, além de profissionais de diversas áreas para discutir o que há de mais moderno quando o assunto é modernizar o acesso aos serviços públicos. Com as inscrições já encerradas, será possível acompanhar online pela TV Conecta Recife, que fará a transmissão ao vivo de toda a programação através do endereço https://www.youtube.com/@tvconectarecife.  O encontro será realizado nos dias 12 e 13 de março, entre 8h30 e 17h30,  no Mirante do Paço.

 

A abertura contará com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim. Durante os dois dias, haverá exposição de empresas desenvolvedoras, rodada de negócios, apresentação de cases de sucesso da gestão municipal e painéis temáticos com discussão de temas relevantes, como Inteligência Artificial, Transformação Digital, Marco Legal das Startups e os desafios dos municípios na era digital. Além disso, será uma oportunidade de troca de experiências com as principais referências do setor, local e nacional.  A programação completa pode ser conferida pelo https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/programacao/

 

Desburocratizar, agilizar, simplificar, unificar, padronizar. Esses são alguns dos principais ativos das soluções digitais que envolvem governos digitais. Ao todo 21 painéis serão realizados por convidados que são referência em produção tecnológica no Brasil. Nomes como os de André Longo, presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS; Camila Murta, especialista da Amazon Web Service (AWS); Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Ingrid Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Startups; estão entre os 40 congressistas convidados para o encontro. 

 

Prefeitura do Recife - A modernização da máquina pública municipal e a desburocratização do acesso aos serviços públicos são marcas da atual gestão. Os processos de inovação e os investimentos em tecnologia visam, sobretudo, simplificar a relação das pessoas com os diversos setores da Prefeitura do Recife e, consequentemente, com a cidade. As plataformas digitais desenvolvidas pelas equipes técnicas da Secretaria Executiva de Transformação Digital e da Emprel são capazes de conferir segurança, agilidade e transparência no trato das informações de interesse público.

 

Para o Encontro Conecta Recife 2024 a anfitriã levará alguns dos seus principais cases tecnológicos. Entre eles está o próprio processo de transformação digital que permitiu a criação de ferramentas tecnológicas como o portal de serviços Conecta Recife, que reúne os mais de 650 serviços municipais a três cliques de distância. O novo CrepPop e o processo de inovação aberta, o EITA!Recife, também terão vez e voz nesse grande encontro de experiências eletrônicas. O uso de inteligência artificial e o uso de dados também estão entre os temas a serem debatidos. 

 

Serviço:

O que: Conecta Recife 2024

Quando: 12 e 13 de março, das 8h às 18h

Onde: Mirante do Paço

Site do evento: https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/

Transmissão ao vivo pela TV Conecta Recife:

 https://www.youtube.com/@tvconectarecife