Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.03.24 - 16h00

Orquestra Sinfônica inicia temporada 2024 com dois concertos gratuitos, na próxima semana

img_alt

Apresentações serão realizadas nos dias 13 e 14, no Santa Isabel, para celebrar o aniversário do Recife e encontrar com a programação do Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), que já percorreu várias cidades do país (Foto: Brenda Alcantara)

Os acordes de erudição da Orquestra Sinfônica do Recife já têm data para voltar a ecoar na cidade, após algumas semanas de recesso. Nos próximos dias 13 e 14 de março, o conjunto orquestral mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia a temporada 2024 de concertos gratuitos, com duas apresentações, no Teatro de Santa Isabel, às 20h, e dois ensejos: as celebrações do aniversário de 487 anos do Recife e o Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), que está percorrendo o Brasil inteiro com apoio da Lei Rouanet, para promover e estimular o encontro entre os patrimônios culturais, musicais e arquitetônicos do país.

 

Regido pelo maestro titular da Orquestra, Lanfranco Marcelletti, o concerto contará com a participação da soprano Alzeny Nelo. O repertório contém oito peças, contemplando desde Verdi aos acordes ensolarados do frevo, que embalam a história da aniversariante e superlativa capital do Recife desde sua origem.

 

As apresentações inaugurais da temporada 2024 serão gratuitas e abertas ao público, oferecidas no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. Para o concerto do dia 13, os ingressos serão distribuídos no site https://conecta.recife.pe.gov.br/, a partir das 10h do dia 12. Para a segunda noite, a distribuição começa às 10h do próprio dia 14. Para os dois concertos, haverá também distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada apresentação.

 

O repertório preparado por Lanfranco começa com a “Sinfonia da ópera I Puritani”, de Vincenzo Bellini, segue com a “Alvorada e Ária da ópera II Schiavo”, do brasileiro Carlos Gomes, a “Ária da ópera Um Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi, e “The Unanswered Question”, de Charles Ives. Dedicado ao Recife e suas músicas, o último bloco reunirá somente os melhores e mais ensolarados compositores e composições em linha reta: “Lamento e Dança Brasileira”, de Clóvis Pereira, “Música para Metais n⁰ 2”,  de Maestro Duda. Também será executada a “Ária (cantiga) da Bachiana Brasileira n⁰ 4”, de Villa Lobos. O final será muito feliz e igualmente recifense, com um medley de frevos no bis, num convite irrecusável para a festa que a capital pernambucana sempre soube ser.



Serviço

Início da Temporada 2024 de Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Datas: 13 e 14 de março

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos pela internet e na bilheteria do teatro