Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 08.03.24 - 10h17

Prefeitura do Recife inicia ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher

 

 

A Secretaria da Mulher realiza durante todo o mês de março uma série de ações voltadas para a promoção da autonomia financeira e prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Com o tema “Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, futuro de igualdade”, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher realiza durante todo o mês de março uma série de ações voltadas para a promoção da autonomia financeira e prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Entre as atividades estão a vistoria da obra do Centro Bárbara de Alencar de Promoção de Direitos da Mulher, localizado na Rua do Bom Jesus e o lançamento do Cred Pop voltado para a Rede de Artesãs do Recife e do programa Tá Com Elas. A programação pode ser conferida no Instagram da secretaria @secmulherecife

 

“Chegamos ao dia Internacional da Mulher, dia de luta, em que comemoramos nossos avanços, mas reafirmamos nossas bandeiras como a igualdade de gênero. Durante todo esse mês a secretaria vai realizar ações em todo o território para as mulheres da cidade, com parceria de outras secretarias que também estão realizando diversas atividades. No Recife temos muito o que comemorar. Foram muitos avanços tanto na área de prevenção e enfrentamento a violência como na área de fortalecimento sócio político e econômico das mulheres”, destacou a secretária da Mulher Glauce Medeiros. 

 

Nesta sexta, a programação inicia com ação de conscientização para prevenção da violência contra a mulher, no Parque da Jaqueira, a partir das 6h30. Neste dia, técnicas dos serviços especializados da Secretaria farão a distribuição de material informativo e conversarão com a população sobre como identificar, denunciar e agir em casos de violência doméstica, familiar e/ou sexista.

 

No Edifício-sede da Prefeitura do Recife, também está programada uma ação de autocuidado para as servidoras. A partir das 7h30, no hall dos elevadores, haverá uma apresentação do Coral da URB, além da oferta das Práticas Integrativas de auto massagem e alongamento.

 

Com um investimento de R$ R$ 3,5 milhões, o Centro Bárbara de Alencar de Promoção de Direitos da Mulher, localizado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, passa por últimos ajustes antes da inauguração. O local terá como principal objetivo a promoção da cidadania e de desenvolvimento de potencialidades para o empoderamento econômico, político e social das cidadãs recifenses. Com obras coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), o local tem como objetivo a formação profissional  de mulheres em situação de vulnerabilidade social, mediante  o fomento  de projetos que propiciem a inclusão educacional, social, política, econômica  e cultural.

 

Além disso, mulheres da Rede de Artesãs do Recife e do programa Tá Com Elas vão ser contempladas com o Crédito Popular do Recife (CredPop).  Ao todo, mil mulheres serão beneficiadas no programa. O CredPop é voltado ao estímulo da geração de emprego, promoção da inclusão produtiva, do desenvolvimento sustentável e da geração de renda no Recife mediante a concessão de microcrédito a microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos não formalizados que desempenham atividades econômicas no Recife.

 

A Secretaria da Mulher vai lançar o curso "Acelera MEI Mulher", projetado para contribuir no empoderamento da mulher empreendedora, colaborando na expansão de seu próprio negócio com autonomia e confiança. A aceleração tem como propósito qualificar as mulheres dentro mundo digital e ajudá-las a posicionarem seus negócios de forma estratégica na economia on-line. O projeto disponibilizará 50 vagas para as empreendedoras do Tá Com Elas e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/3TqhSpz. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Três-Bê Delas, empresa aceleradora de negócios para mulheres.

 

Na Casa Zero, na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife acontece ainda palestra sobre como o empreendedorismo pode contribuir para o

empoderamento feminino. A ação é uma parceria entre a secretaria,  a Casa Zero, Accenture e a Fábrica do Bem. Para participar é necessário se inscrever através do Link, https://encurtador.com.br/cdAUW. Durante a manhã acontecem ainda várias rodas de diálogos a partir das 9h, em bairros como Brasilit, Mustardinha, Campo Grande, entre outros. 

 

Outra atividade programada para o dia 11 de março, acontecerá em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, na Casa Empodera Mulher, em Santo Amaro. O espaço ganhará dois painéis de arte urbana na fachada da casa, criados pelas artistas Micaela Almeida e Miss, através do Programa Colorindo o Recife. Além disso, como forma de marcar os dois anos do Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector, em Areias, artistas mulheres também desenvolverão uma oficina de graffiti com as usuárias do espaço, para dar ainda mais vida às paredes do local.



Além disso, durante todo o mês, a Secretaria vai realizar também feiras com as mulheres da Rede de Artesãs, palestras sobre Igualdade de Gênero, Saúde da Mulher, prevenção e enfrentamento da violência, oficinas e cursos de formação, entre outros. As atividades acontecem em diversos espaços como unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, órgãos públicos e empresas privadas que solicitaram previamente às intervenções.



Campanha- A campanha “Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, futuro de igualdade”  tem foco no poder de transformação das mulheres e na importância de reconhecer suas conquistas, sem deixar de evidenciar as batalhas que ainda são enfrentadas para o alcance dos grandes marcos. Neste sentido, vale destacar tanto os progressos quanto os desafios atuais que ainda precisam ser trabalhados, mantendo o foco na importância da luta contínua pela igualdade de gênero.



Serviço

Centro de Referência Clarice Lispector

O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito.

Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. 

Atendimento: 24h

 

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector

Endereço: Avenida Recife, nº700, Areias.

Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo

 

Salas da Mulher

Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Miguel Arraes (Praça Caxangá), Dom Hélder Câmara (Coque) e o recém-inaugurado Paulo Freire (Ibura). A equipe faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.

 

Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:

Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138