Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 08.03.24 - 13h34

Prefeitura do Recife realiza últimos ajustes para inaugurar o Centro Bárbara de Alencar

img_alt

Voltado para a garantia dos direitos das mulheres, equipamento, que está sendo erguido na Rua do Bom Jesus, está recebendo investimento de R$ 3,5 milhões. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Neste oito de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Recife faz um importante anúncio para as moradoras da capital pernambucana: nos próximos dias, a cidade vai passar a contar com um espaço público destinado ao desenvolvimento de projetos, ações e serviços para o público feminino. O Centro Bárbara de Alencar de Promoção de Direitos da Mulher, localizado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, terá como principal objetivo a promoção da cidadania e de desenvolvimento de potencialidades para o empoderamento econômico, político e social das cidadãs recifenses. O prefeito João Campos visitou o espaço no final da manhã desta sexta-feira (8) para conferir o andamento das obras. 

"Viemos vistoriar a reta final do Centro Bárbara de Alencar, são 700 m² de um imóvel histórico, que está sendo revitalizado pela Prefeitura do Recife. O espaço vai contar com biblioteca, sala de costura, cozinha de formação, sala para empreendedorismo, tudo isso no Centro do Recife, em uma das ruas mais bonitas do mundo, a Rua do Bom Jesus, e totalmente voltado para as mulheres da nossa cidade", ressaltou o prefeito.

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 3,5 milhões no equipamento público, cujas obras foram iniciadas em agosto de 2022 e são coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE).  O espaço vai contar com atividades educativas, desportivas e culturais, com o objetivo de combater todas as formas de violação aos direitos da mulher. "O Centro está no processo de finalização, logo mais vamos poder entregar mais um equipamento para as mulheres do Recife e esse tem uma característica diferente, porque ele é um centro de promoção dos direitos da mulher, porém também é focado no fortalecimento social, político e econômico das mulheres. Vão haver cursos de qualificação e espaços voltados para o empreendimento feminino, além de um local para o acolhimento, em casos de violência, e encaminhamento para serviços especializados", afirmou Glauce Medeiros, secretária da Mulher.

“Toda a estrutura física do Centro Bárbara de Alencar foi pensada para que as mulheres que buscarem o serviço possam se sentir acolhidas e em segurança. Um ambiente aconchegante e acolhedor tem um papel fundamental no recomeço destas pessoas que passaram por algum tipo de violência e estão em busca de cidadania e inclusão social”, comenta a chefe do GABPE, Cinthia Mello.

O Centro Bárbara de Alencar também terá duas cozinhas, biblioteca, auditório, espaço voltado para exibições audiovisuais, além de salas de costura, acolhimento e de aula.

PROGRAMAÇÃO - Durante este mês de março, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, promove uma série de ações sob o tema "Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, futuro de igualdade" em celebração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades incluem o lançamento do Cred Pop para a Rede de Artesãs e do programa Tá Com Elas, além de conscientização sobre violência doméstica no Parque da Jaqueira e autocuidado para servidoras municipais. Palestras, rodas de diálogo e oficinas ocorrerão em diversos bairros. A campanha da Prefeitura destaca os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres, enfatizando a importância da luta pela igualdade de gênero. As atividades incluem feiras, palestras e cursos em diferentes locais da cidade.

CREDPOP - As mulheres da Rede de Artesãs do Recife e do programa Tá Com Elas vão ser contempladas com o Crédito Popular do Recife (CredPop).  Ao todo, mil mulheres serão beneficiadas no programa. O CredPop é voltado ao estímulo da geração de emprego, promoção da inclusão produtiva, do desenvolvimento sustentável e da geração de renda no Recife mediante a concessão de microcrédito a microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos não formalizados que desempenham atividades econômicas no Recife.

"Dia 8 de março é um dia de muita luta e conquistas e estamos liberando mil créditos de 500 reais, via pix, através do Conecta Recife, para mulheres empreendedoras. Assim podemos reconhecer e valorizar o trabalho delas, além de incentivar e dar alternativa de renda para as mulheres recifenses", disse o prefeito.

A Secretaria da Mulher ainda vai lançar o curso "Acelera MEI Mulher", projetado para contribuir no empoderamento da mulher empreendedora, colaborando na expansão de seu próprio negócio com autonomia e confiança. A aceleração tem como propósito qualificar as mulheres dentro mundo digital e ajudá-las a posicionarem seus negócios de forma estratégica na economia on-line. O projeto disponibilizará 50 vagas para as empreendedoras do Tá Com Elas e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/3TqhSpz. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Três-Bê Delas, empresa aceleradora de negócios para mulheres.