Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Assistência Social | 08.03.24 - 10h18

Todos Pelo Recife leva serviços à comunidade de Roda de Fogo

img_alt

Ações vão ocorrer na creche-escola Miguel Arraes e na USF Cosirof, nos Torrões, das 8h às 13h, reunindo iniciativas da Prefeitura do Recife (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

Em homenagem às mulheres, a Prefeitura do Recife prepara, neste sábado (9), uma edição especial do mutirão de serviços municipais. A comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, recebe, das 8h às 13h, ações do Todas pelo Recife, iniciativa que oferece um grande cardápio de ações públicas visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. O projeto é mais uma etapa do programa de escuta popular da cidade e concentra atividades de diversas secretarias durante o dia, promovendo transformações urbanas e sociais. Os eventos vão ocorrer na Creche-Escola Municipal Miguel Arraes, localizada na Rua Pintor Hélio Feijó, s/n, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Cosirof, situada na Rua Edvaldo Maranhão Ferreira, 135.

 

A Secretaria da Mulher vai oferecer atendimento para mulheres em situação de violência  e realizar o seu encaminhamento para os serviços especializados Ainda serão oferecidas oficinas de turbantes e também terá, no local, uma equipe de intervenção para realizar abordagem, orientação e distribuição de material educativo sobre o enfrentamento da violência doméstica e sexista. Para quem está à procura de uma oportunidade de trabalho e geração de renda, o público poderá acessar no mutirão serviços da Agência do Emprego e da plataforma GO Recife, com o auxílio de servidores da Prefeitura.

 

Nesse dia, a população poderá ter acesso a exames do mamógrafo móvel, cadastro dos usuários, triagem, clínico geral, oftalmologista, dermatologista, odontologista, citologia, testagem IST e distribuição de preservativos e lubrificantes, vacinação, regulação, ações de vigilância ambiental e farmácia. Também haverá a inclusão e atualização de cadastros no programa federal CadÚnico, bem como emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, certidões de casamento, de nascimento e de óbito e outros documentos.

 

Além disso, em diálogo com a comunidade, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vai realizar limpeza, capinação, manutenção de iluminação e melhoria da coleta de resíduos na comunidade. O Procon Recife vai prestar atendimento jurídico, espaço para denúncias, dúvidas e orientações aos consumidores e realizar reclamações e denúncias sobre compra de produtos, cobrança de taxa indevida, serviços prestados pelas operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia,  instituições bancárias e outras empresas. 

 

Para animar a criançada, a Secretaria de Educação vai promover recreação infantil e atividades educativas e esportivas para todas as idades e a Secretaria de Turismo e Lazer também vai disponibilizar brinquedos infláveis. Já a Secretaria de Esportes vai levar o Caminhão da Malhação para animar o público e estimular a prática esportiva.