NOTÍCIAS

| 08.04.11 - 12h03

João da Costa entrega barracas para artesãs em Plenária das Mulheres

Todas as 109 integrantes da Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária serão contempladas com as novas ferramentas de trabalho

“Que Recife seja, para as Mulheres, uma cidade livre, segura e sem violência”. Esse foi o tema da Plenária das Mulheres, realizada na manhã desta sexta-feira (8), no Pátio da Empresa de Urbanização do Recife (URB), na Boa Vista, que contou com a participação do prefeito João da Costa. Na ocasião, o gestor entregou para a Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária dez barracas para comercialização dos produtos fabricados pelas integrantes, e anunciou o espaço de formação em orçamento público voltado para o segmento feminino.

“Eu diria que mais da metade das famílias do Recife são mantidas por mulheres. Isso não significa apenas o sustento, mas, sobretudo, a garantia da valorização dos filhos. Mesmo após um dia de luta, tomando conta da casa, ainda assim elas são as que mais marcam presença nas plenárias do Orçamento Participativo, à noite, lutando pelos direitos e melhorias de vida da comunidade”, disse o prefeito João da Costa.

De acordo com a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, todas as 109 integrantes da Rede de Mulheres serão contempladas com as novas barracas. “Cada barraca possibilita que 40 mulheres trabalhem, pois, elas possibilitam o trabalho de duas pessoas. Todas as RPAs serão contempladas; as barracas ficarão 30 dias em cada local, só que, na última semana de cada mês as vendas acontecerão no galpão da Prefeitura”, disse a titular da pasta.

A artesã Marleide Ribeiro recebeu do prefeito uma miniatura que, simbolicamente, representa todas as dez barracas. “Agora estamos ainda mais incentivadas para trabalhar porque, com a garantia da gratuidade, vai reduzir o nosso custo e ampliar a quantidade de mulheres trabalhando”, opinou Marleide Ribeiro.

Já o espaço de formação em orçamento público voltado para o segmento feminino funcionará da seguinte forma: cada RPA da Cidade vai utilizar os equipamentos sociais a que têm acesso para instruir o público feminino sobre os mecanismos que o governo utiliza para conseguir os recursos públicos. Será explorada, por exemplo, a temática da Lei Orçamentária Anual (LOA), norma elaborada pelo Poder Executivo que estima as receitas e autoriza as despesas do Governo de acordo com a arrecadação. A iniciativa deve começar na segunda quinzena de maio.

Participaram da solenidade o chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente; os secretários municipais Niedja Queiroz (Assistência Social e Presidência do Iasc), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento Estratégico), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Renato L (Cultura); e a presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Maria de Fátima Medeiros.
Também estiveram presentes a presidente da URB, Débora Mendes; o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler; o coordenador do OP, Augusto Miranda; e o presidente da Emprel, Welligton Batista. O evento foi prestigiado também pelos parlamentares Alfredo Santana (vereador) e pelo deputado Estadual Oscar Paes Barreto.

Outras presenças – prestigiaram o evento as coordenadoras do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Márcia Ramos; do Fórum Temático das Mulheres do OP, Lucilene Melo; e do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Viana.

Depois do ato, as participantes assistiram à palestra Recife a Cidade Segura, Livre e Sem Violência, com representantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco e do Instituto Pelópidas Silveira. Já os servidores da URB e da Emlurb, abordaram como estão sendo realizadas a manutenção e a limpeza da Cidade.

Rede Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária – Ao todo, 109 mulheres fazem parte atualmente da Rede Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária. As artesãs cadastradas podem participar de eventos, como feiras e seminários, dos quais a Prefeitura participa.