NOTÍCIAS

Cultura | 08.04.15 - 16h53

Alunos autistas começam a ter aulas com robôs humanoides

Iniciativa é pioneira no Brasil e vai estimular o desenvolvimento de diversas habilidades, como interação social, comunicação, atenção e compreensão do ambiente. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A partir desta quinta-feira (9), os estudantes autistas da rede municipal de ensino do Recife ganham um importante reforço para sua inclusão pedagógica. Eles passarão a interagir, em sala de aula, com os robôs humanoides que fazem parte do Programa Robótica na Escola, da Secretaria de Educação do Recife. O lançamento da iniciativa acontece às 14h30, na Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz, no bairro da Cohab, Zona Sul da cidade.

De forma pioneira nas redes municipais de ensino do Brasil, a robótica será usada como instrumento no atendimento escolar especializado para o desenvolvimento dos autistas. Em março, 27 professores participaram de formações para uso dos robôs no aprendizado dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Na primeira etapa, 45 educandos participarão das atividades, que são específicas para cada um e foram planejadas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado, em parceria com a equipe do Programa Robótica na Escola.

O secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, explica que a ação se baseia em estudos teóricos de educação e em experiências realizadas em diversos locais do mundo, como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e México. "As atividades podem potencializar a compreensão do ambiente e as habilidades de interação social, comunicação, atenção, motivação, organização acadêmica e de hábitos diários", afirma o professor.

A chefe da Divisão Pedagógica da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, Cleoneide Brito, acrescenta que as pesquisas comprovaram a eficácia da proposta. "Tivemos um exemplo disso em 2014, quando levamos os humanoides pela primeira vez às escolas. Uma criança autista que nunca havia falado pronunciou as primeiras palavras no momento em que viu o NAO”, relata.

ROBÓTICA - Os alunos da rede municipal de ensino do Recife passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação implementou o Programa Robótica na Escola, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Eles também têm aulas com a linha de robôs humanoides (NAO) e, em breve, passarão a ter contato com a linha da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas e eletrônicas. Atualmente os professores estão passando por formações para depois começarem a dar aula de robótica com ferramentas.

AUTISMO - É um transtorno que compromete o desenvolvimento normal da criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações diferentes relacionadas a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. Elas relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual. A linguagem algumas vezes é atrasada ou não se manifesta.

Serviço

Pauta: Início das atividades de robótica com alunos autistas

Data: Quinta-feira (09/04)

Hora: 14h30

Endereço: Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz - Rua Panelas, 28, bairro da Cohab. Fica na rua da igreja Batista, perto do terminal de ônibus da UR-2/Ibura