NOTÍCIAS

| 08.04.15 - 16h17

Operação Pescado: 12 toneladas de alimentos impróprios foram inutilizadas pela Vigilância Sanitária do Recife

Ação conjunta entre órgãos do consumidor inspecionou 38 estabelecimentos. (Foto: Cortesia)

Cerca de doze mil quilos de produtos vencidos ou estragados foram apreendidos durante a Operação Pescado, promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, que percorreu supermercados, mercados públicos, mercadinhos e peixarias da cidade até a Sexta-Feira da Paixão. As equipes da Visa, Ministério Público de Pernambuco, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Procon-PE e Delegacia do Consumidor fiscalizaram 38 estabelecimentos da cidade.

Entre os locais visitados, 32 são formais e seis informais. Apenas o Mercadinho Atacarejo, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, foi interditado, porque os fiscais encontraram 400 quilos de alimentos impróprios para o consumo. Lá também tinham fezes de ratos, bem como problemas na estrutura física. No Atacado das Frutas e Verduras, no mesmo bairro, foram apreendidos e inutilizados 12,5 kg de pescados diversos estragados.

A maioria das irregularidades encontradas nos mercados públicos de São José, da Encruzilhada, de Água Fria e de Afogados foi a ausência dos equipamentos de proteção individual dos funcionários; problemas de higienização; conservação e embalagens inadequadas e roupas inapropriadas dos funcionários, além do uso de adornos.

Em relação aos supermercados, o Extra de Boa Viagem foi notificado em decorrência da identificação de 8.000 quilos de camarão congelado estragados, os quais foram inutilizados pela Visa. Já o Supermercado Bompreço, localizado no Arruda, recebeu notificação para fazer a limpeza imediata e organizar os produtos na câmara frigorífica. Foram visitados também os supermercados da rede Carrefour e Bompreço. 

Alguns locais foram autuados ainda pela ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), requisito indispensável para todos os estabelecimentos comerciais, devendo estar em local de fácil acesso para visualização dos clientes.

Capacitação – No início de março, a Vigilância Sanitária do Recife promoveu encontros para orientar a venda, manipulação, acondicionamento e vestimentas aos permissionários de boxes de mercados públicos e donos de supermercados e mercadinhos sobre o comércio dos pescados.