NOTÍCIAS

| 08.04.15 - 11h23

PCR atinge a marca de 800 mães atendidas no Mãe Coruja Recife

O terceiro espaço do programa foi inaugurado nesta quarta (8), na USF Macaxeira/Burity, que também foi requalificada. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura atinge a marca de 800 mães cadastradas no programa Mãe Coruja Recife, com a inauguração do terceiro espaço do tipo na cidade, localizado no bairro da Macaxeira. Ao todo, serão 10 na capital. Os próximos entregues serão nos bairros dos Torrões, Cohab e San Martin. Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Geraldo Julio inaugurou o programa na Unidade de Saúde da Família (USF) Macaxeira/Burity - equipamento que foi totalmente requalificado pela atual gestão e que vai dispor, pela primeira vez, de serviços odontológicos. Para viabilizar os investimentos, a PCR destinou R$ 174,4 mil.

Assim que chegou ao local, o prefeito Geraldo Julio visitou as instalações da USF requalificada e inaugurou oficialmente a sala do Mãe Coruja. Na ocasião, o gestor explicou a importância do espaço para as gestantes e recém nascidos. “Estamos ampliando e qualificando o atendimento às mães e seus bebês, com ações integradas de várias secretarias municipais. Já são 800 mães cadastradas, das quais 160 já tiveram seus bebês. É dignidade para o atendimento. Bom para quem trabalha aqui e melhor ainda para quem está sendo atendido”, endossou.

Elaborado nos moldes do Mãe Coruja de Pernambuco, o programa aberto pela Prefeitura do Recife tem a proposta de reduzir a mortalidade materno-infantil. A estimativa é que 300 gestantes sejam cadastradas e acolhidas no novo espaço, além de seus recém-nascidos que serão acompanhados até os cinco anos de idade. O espaço inaugurado é o terceiro criado na capital pernambucana - o primeiro foi aberto no bairro de Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner e o segundo implantado em Santo Amaro, na Policlínica Waldemar de Oliveira.

Sobre a requalificação da USF Macaxeira/Burity, foram realizados serviços de manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, troca de fechaduras, pintura geral das salas de vacina, curativo, farmácia, recepção, de espera, marcação de consulta, dos consultórios médicos, banheiros dos funcionários e dos usuários e construção de uma lixeira. A USF foi adequada para implantação do Programa Mãe Coruja, com sala de reunião, espera e consultório e mais salas de acolhimento. Além disso, os usuários contam com sala de odontologia – com duas equipes de saúde bucal -, sala para os agentes comunitários de saúde e copa. Atualmente, 10 mil famílias são cadastradas nesta unidade.

Rosana Vicente, 24 anos, ganhou motivos para agradecer em dobro. Grávida de quatro meses, a gestante disse que não vai perder a oportunidade de se cadastrar no Programa Mãe Coruja Recife, além de levar a mãe, sempre que precisar, para ser atendida na USF. “Vou me sentir mais segura. É meu primeiro filho. Estou ansiosa, mas cheia de medo”, pontuou. “E minha mãe também ficou feliz. Antes, esse posto estava praticamente abandonado. Hoje ganhamos cuidado em dobro”, comemorou.

Presente ao ato, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reiterou que o compromisso da atual gestão é também cuidar da rede de saúde existente. “Essa tem sido uma determinação do prefeito Geraldo Julio. Além de investir no novo, requalificar a rede existente. Já são várias unidades entregues. Com tudo o que vem sendo feito, daremos uma 'nova cara' a saúde do Recife”, pontuou.

Mãe Coruja - No programa Mãe Coruja Recife já foram entregues aproximadamente 300 Kits Bêbes constituídos por 11 itens de higiene e de enxoval, e disponibilizados àquelas gestantes cadastradas que realizem, no mínimo, sete consultas de pré-natal no SUS. Ações intersetoriais, envolvendo várias secretarias municipais, criam uma rede solidária para o cuidado integral da mulher, filho (a) e família, proporcionando a transformação da realidade dessas mães.