NOTÍCIAS

Cultura | 08.05.12 - 18h43

Copa do Mundo: Prefeitura do Recife participa de discussão sobre segurança pública

O evento foi coordenado pelo Ministério da Justiça e contou a presença de vários órgãos ligados à segurança pública
 

[caption id="attachment_18074" align="alignleft" width="334" caption="Na ocasião, foi apresentado o projeto para a implementação do CCCI. Foto: José Alves"][/caption]

O Plano Geral de Segurança para a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 foi o tema da reunião realizada nesta terça-feira (8) entre representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE), e de vários órgãos ligados à segurança pública das três esferas de governo. O encontro aconteceu na Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, e contou com a participação das Secretarias da Copa de Recife e de Pernambuco, CTTU, Codecir, Guarda Municipal do Recife e de São Lourenço da Mata, polícias Federal e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Detran-PE, entre outros. O evento teve como objetivos, alinhar as ações de segurança em Pernambuco para as duas competições.
 
Na ocasião, foi apresentado o projeto para a implementação do Centro de Comando de Controle Integrado (CCCI), que irá interagir com os centros de controle nacional e demais cidades sede. O CCCI, que representará um investimento de R$ 98 milhões e será localizado no município de São Lourenço da Mata, terá mais de 12.500 m² de área construída e funcionará 24 horas como um gabinete de gerência de crises. Após a apresentação, os representantes dos órgãos de segurança presentes se dividiram em grupos para participarem de reuniões sobre Operações, Inteligência, Logística e Tecnologia da Informação e Capacitação e Projetos Especiais.
 
A assessora executiva da Secopa Recife, Ana Cláudia Mota, falou sobre o encontro. “A nossa expectativa é conhecer de forma mais detalhada o planejamento da SESGE referente às ações de segurança para o FIFA Fan Fest, evento de responsabilidade da Prefeitura do Recife”, disse.
 
Segundo o secretário Executivo da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, os benefícios trazidos pelo evento esportivo para o Estado ultrapassam as obras físicas. “Não estamos construindo apenas uma arena, mas também um novo vetor de crescimento no sentido oeste de Pernambuco. São cerca de 30 obras e serviços na área de segurança, turismo, mobilidade em todo o Estado, em um projeto que conta com investimentos públicos e privados. E para isso, teremos um forte esquema de segurança com a integração de várias forças dos Estados e do país”, afirmou.
 
Também compuseram a mesa do evento o secretário Estadual de Segurança, Wilson Damázio; Glorivan Bernardes, representando o Diretor de Operações da Sesge; o coronel da SDS, Tavares Lima; além de outros representantes do Ministério da Justiça e de órgãos de segurança do Estado.