Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 08.05.16 - 14h56

No Maio Amarelo, CTTU participa de blitz educativa e orienta condutores

img_alt

Durante a ação, que aconteceu na Avenida Agamenon Magalhães, 600 motociclistas foram abordados (Foto:Inaldo Lins/PCR)

 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) participou de blitz educativa montada na Avenida Governador Agamenon Magalhães, na tarde de ontem (7). Durante a ação, que foi coordenada pelo Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat),um efetivo de 52 profissionais abordaram cerca de 600 motociclistas. A atividade faz parte do Movimento Internacional Maio Amarelo e teve foco a redução de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas.

Entre os envolvidos na ação, agentes de trânsito, policiais militares, bombeiros, atendentes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), da Operação Lei Seca e estudantes da UPE orientaram os condutores sobre a importância da atenção no trânsito.  

Para o Inspetor de Tráfego da CTTU, Álvaro Antônio, a blitz educativa é uma importante ação no alerta para os acidentes. "Nós, que trabalhamos diariamente com o trânsito, observamos que muitas colisões envolvem motociclistas e é fundamental que ocorram ações como essa para orientar os condutores e prevenir os acidentes, principalmente os com vítimas", avalia o inspetor.

Wellington Ferreira, chef de cozinha, aprovou a ação e elogiou a participação da CTTU. "Nós, motociclistas, passamos por algumas situações de risco nas vias por sermos um veículo menor, e por isso acho muito bom haver ações que alertem para a importância de se prevenir os acidentes", afirma Wellington.

 

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as mortes e os feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada pelo poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.