NOTÍCIAS

Saúde | 08.05.17 - 13h50

Semana do Bebê do Recife aborda a primeira infância com gestores públicos e sociedade

img_alt

Terceira edição do evento foi aberta oficialmente nesta segunda (8) pelo prefeito Geraldo Julio. Atividades seguem até domingo (14). (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Está aberta oficialmente a terceira edição da Semana do Bebê do Recife. A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira (8) na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire e as atividades seguem até o próximo domingo (14). O prefeito Geraldo Julio, a primeira-dama Cristina Mello e os secretários que possuem ações durante a programação da Semana realizaram a abertura, que contou ainda com apresentações culturais e exposições de algumas iniciativas da Prefeitura do Recife sobre a primeira infância - período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. A Semana do Bebê é promovida pela Prefeitura do Recife, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Prefeitura do Recife realizará diversas atividades, incluindo palestras, oficinas, mamaços, atividades culturais com as crianças e outras ações de diversas secretarias municipais. Com o tema “1000 dias que marcam uma vida”, a intenção é levantar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até os 2 anos de idade, uma das fases mais importantes da primeira infância. Estão envolvidas as secretarias de Saúde; Educação; Mulher; Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife; e Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos.

“O período aqui trabalhado é o de maior estímulo para as crianças. É neste período que existe todo o desenvolvimento da capacidade cognitiva, do aprendizado. Então, é importante este estímulo e, durante a Semana do Bebê, a gente vai envolver todas as secretarias e órgãos da Prefeitura neste trabalho. Isso vai fazer com que, no futuro, gerações que foram melhor estimuladas na primeira infância, estejam melhor preparadas para a vida”, destacou o prefeito Geraldo Julio. “As crianças do Recife vão receber o estímulo certo da sociedade, da família e dos órgãos públicos para este desenvolvimento nos primeiros anos e assim se preparar para a vida inteira”, acrescentou.

A Semana do Bebê é promovida mundialmente pelo Unicef e realizada em várias cidades brasileiras. O representante da Unicef no Recife e chefe da plataforma do Fundo para o Semiárido, Robert Gass, elogiou as ações realizadas na cidade. “O Unicef acompanha desde a primeira Semana do Bebê, aqui em Recife,  os números de Pernambuco, e do Recife especialmente, que são bastante expressivos para a primeira infância. O resultado é a melhoria dos indicadores. A Prefeitura envolve toda a cidade, através de várias secretarias, para este ação. E a Semana do Bebê vem colaborando para estes resultados. As Semanas realizadas aqui sempre são inesquecíveis e de muita qualidade, com pessoas comprometidas para a capacitação”, ressaltou Robert. Os secretários Jaílson Correia (Saúde), Alexandre Rebêlo (Educação), Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife; e Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos) e Eurico Freire (executivo de Turismo, Esportes e Lazer) participaram da abertura.

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá a I Jornada de Saúde Bucal para Bebês do Recife na terça (9) e quarta-feira (10), também na Escola Paulo Freire. Os profissionais da rede municipal de saúde bucal participarão de palestras sobre terapêutica medicamentosa, odontologia e microcefalia, tratamento odontológico em oncopediatria e pré-natal odontológico. Ao longo da semana, além das atividades nas Unidades de Saúde, acontecerão rodas de diálogos e palestras sobre os principais cuidados com a saúde na primeira infância, incluindo prevenção de doenças por meio da vacinação;  estímulo ao desenvolvimento nas várias fases da primeira infância, alimentação saudável, amamentação e diversos outros assuntos.

Já a Secretaria de Educação do Recife desenvolverá atividades nas 235 unidades de ensino municipais que têm turmas de Educação Infantil da próxima segunda (8) até a sexta-feira (12). A programação inclui oficinas, cursos, palestras, atividades culturais, contação de histórias, massagem Shantala para bebês, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, atividades musicais do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, coral para ninar, construção de álbum autobiográfico das crianças, exibição de filmes, entre outras atividades. As ações vão envolver os mais de 17 mil alunos de 0 a 5 anos matriculados na rede municipal e seus pais, além de cerca de mil professores, distribuídos nas 28 creches-escolas, 51 creches e 156 escolas da Prefeitura do Recife com turmas de Educação Infantil.

A Secretaria da Mulher do Recife estará presente na Semana do Bebê promovendo rodas de diálogo sobre gênero com mães e gestantes de diversas comunidades da capital pernambucana e da Colônia Penal Feminina do Recife. Denominadas "Educando para a igualdade", as conversas acontecerão de segunda a sexta com o objetivo de desconstruir estereótipos de gênero e semear uma educação mais igualitária para meninos e meninas. Os encontros serão realizados em escolas municipais, postos de saúde e no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha.

Na quinta (11) e na sexta (12), o Econúcleo Jaqueira, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, realizará atividades alusivas à Semana do Bebê visando o estreitamento dos laços afetivos entre mãe e filho. No primeiro dia, a partir das 9h, haverá “cantação” de histórias e danças circulares, em que o público forma uma roda, como numa ciranda.  No segundo dia, pela manhã e à tarde, ocorrerá a vivência ambiental intitulada “Ver de perto para verde perto.” Em seguida estão previstas danças circulares, histórias cantaroladas e a oficina de criação e contação de história denominada “Conto para colorir o mundo”.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos realizará, na manhã do sábado (13), a ação Praia Sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem (em frente ao Hotel Internacional Palace), para crianças da Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR). À tarde, no Parque Santana, haverá brincadeiras para crianças com deficiência no Parque Infantil Ana Laura Para Todos, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e do Instituto Artur Vinícius (IAV). No domingo (14), quando se comemora o Dia das Mães, haverá intervenção educativa no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

Confira aqui a programação completa da III Semana do Bebê do Recife.