Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.06.17 - 18h22

Prefeitura do Recife anuncia Ciclo Junino 2017

img_alt

 
 
Com mais de 20 dias de duração, programação contará com procissão, espetáculo musical, concurso de quadrilhas juninas e shows em 35 arraiais. Os festejos começam hoje (8), na tradicional Caminhada do Forró, e só acabam no dia 1º de julho, com os arraiais dos vencedores do Eu Amo Minha Rua
 
 
 
A festa mais nordestina do calendário brasileiro está garantida no Recife. De hoje (8) até o dia 1º de julho, o forró vai tomar conta da cidade, num animado ciclo junino, que contará com 35 arraiais espalhados pela cidade. O São João 2017 será uma grande celebração da cultura nordestina, com tudo a que os matutos da capital têm direito: apresentações de trios de forró e uma grade de shows 100% composta por artistas locais, além de concurso de quadrilhas juninas, procissão, comidas típicas e muita animação.
 
O Sítio Trindade será o principal cenário desta grande festa, com programação já a partir do próximo dia 11. Serão três os focos de animação oferecidos no Sítio: a Sala de Reboco, o Pavilhão das Quadrilhas e o palco principal, por onde passarão exclusivamente atrações locais, como os homenageados deste São João, Cristina Amaral e Edmílson do Pífano, além de Quinteto Violado, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Josildo Sá, Caju e Castanha, Maciel Salu, Azulão, Silvério Pessoa, Liv Moraes, Terezinha do Acordeon, Israel Filho, Nando Cordel, Aluízio do Acordeon e Banda, Gennaro e Nádia Maia.
 
Vai ter festa também em nove arraiais de bairro montados pela Prefeitura do Recife. Na Lagoa do Araçá, Campo Grande, Ibura, Totó, Cordeiro, Santo Amaro, Bongi e Vila Tamandaré, a festa será entre os dias 23 e 24. Em Brasília Teimosa, o arrasta-pé será no dia 29. Ao longo de todo o mês de junho, outros 15 arraiais tradicionais espalhados pela cidade terão apoio da Prefeitura para fazer a festa, em dias alternados, nos bairros da Iputinga (2 arraiais), UR-2, Arruda, Alto José Bonifácio, Madalena, Campina do Barreto, Mustardinha, Casa Amarela, Morro da Conceição, Cajueiro, Mangabeira, Várzea, Três Carneiros e Córrego do Euclides.
 
Vai ter programação ainda na Escola Professor Jordão Emerenciano, no Ibura, onde haverá apresentação de quadrilhas, no dia 1° de julho, e nos dois Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), construídos pela Prefeitura do Recife para multiplicar sonhos e mudar vidas no Alto de Santa Terezinha e no Cordeiro.
 
Os dois COMPAZ servirão de cenário para o grandioso espetáculo Quero Ver Páia Vuá, novidade preparada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura para a programação deste ano. Com mais de 100 artistas e bailarinos em cena, o espetáculo conta a história dos festejos juninos, tradição que mistura a fé católica desembarcada pelos portugueses e a tradição afrodescendente com a herança indígena dos rituais populares dedicados à terra, seus ciclos e sua fertilidade. O espetáculo também será apresentado no Sítio Trindade.
 
No calendário junino deste ano, o primeiro compromisso dos recifenses é a tradicional Caminhada do Forró, que chega hoje à sua 13ª edição. O cortejo sai da Rua da Moeda, onde todos os músicos se concentrarão para não deixar sanfoneiro nenhum cochilar. E segue até a Praça do Arsenal, para uma noite de muitos shows.
 
O dia 9 será dedicado ao romance, com a realização da 19ª edição do Baile dos Namorados. A festa beneficente que já virou tradição junina vai embalar os casais apaixonados com muito forró. Entre as atrações confirmadas, estão: Elba Ramalho, Santanna, Eliane e Trio de Mala e Cuia. A festa deste ano será novamente no Arcádia do Paço Alfândega, a partir das 21h desta sexta.
 
Uma das tradições mais antigas e coloridas de todo o São João, as quadrilhas tomam conta do Ciclo Junino recifense a partir do dia 11, quando começam as eliminatórias da 33ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas. Ao todo, irão se apresentar 45 grupos de todo o estado, que desfilarão suas alegres e sincronizadas coreografias no Sítio Trindade. O concurso irá entregar R$ 76 mil em prêmios. O resultado será divulgado no dia 22 de junho. A criançada também vai cair no balancê, apresentando-se na 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas Infantil, também no Sítio Trindade, entre os dias 24 e 25.
 
Para celebrar os santos juninos, a programação preparada pela Prefeitura do Recife contará ainda com Desfile das Bandeiras Juninas, no dia 15, da Praça Maciel Pinheiro até o Pátio de São Pedro, e com a tradicional Procissão dos Santos Juninos, no dia 18, que arrasta centenas de fiéis todos os anos, do Morro da Conceição até o Sítio Trindade.
 
No dia 25 de junho, o Recife Antigo vai virar um grande arraial a céu aberto. Das 7h às 18h, o bairro vai receber uma edição especial do Recife Antigo de Coração, projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que terá sua programação toda dedicada aos santos juninos. No polo musical, montado em frente ao Marco Zero, a programação será aberta pelo Festival de Dança da Pessoa Idosa, com a participação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Às 10h, vai ter Arraial Solidário com o show de Salatiel de Camarão e, à tarde, o palco recebe Muniz do Arrasta Pé e o cantor Daniel Bento. Esta edição do projeto contará ainda com um palco a mais, especialmente montado para o São João, em frente ao Museu Cais do Sertão. No polo Arraial do Cais, o cantor André da Macambira comanda a festa.
 
Nos dias 28 e 29, o Pátio de São Pedro celebra seu padroeiro com muitos shows e apresentações. No dia 29, o santo será festejado também pelos pescadores, com uma procissão no bairro de Brasília Teimosa, que já soma mais de 50 anos de tradição. No dia 30, a Festa do Fogo encerra a programação no Pátio de São Pedro, numa homenagem a Xangô.
 
Mas o São João do Recife só acaba mesmo no dia 1º de julho, com as grandes festas preparadas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer para os vencedores do concurso de decoração Junina Eu Amo Minha Rua, criado pela Prefeitura do Recife para estimular a confraternização entre vizinhos e a verdadeira festa de rua em todos os cantos da cidade.
 
NA INTERNET ­- O São João também vai invadir a internet com todas as informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do Ciclo Junino na cidade. Além do portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), outros canais oficiais disponibilizarão imagens, vídeos e notícias juninas: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar as hashtags #SaoJoaoRecife #EitaFestaArretada
 
 
CICLO JUNINO 2017:
 
- De 8 de junho a 1º de julho
 
35 Arraiais (3 arraiais centralizados, no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro; 9 arraiais de bairro,  na Lagoa do Araçá, Brasília Teimosa, Campo Grande, Ibura, Totó, Cordeiro, Santo Amaro, Bongi e Vila Tamandaré; 15 arraiais tradicionais, nos bairros da Iputinga, que terá dois arraiais, UR-2, Arruda, Alto José Bonifácio, Madalena, Campina do Barreto, Mustardinha, Casa Amarela, Morro da Conceição, Cajueiro, Mangabeira, Várzea, Três Carneiros e Córrego do Euclides; Baile dos Namorados; festa no COMPAZ Governador Eduardo Campos, no COMPAZ Escritor Ariano Suassuna e na Escola Professor Jordão Emerenciano; Recife Antigo de Coração; e 3 arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua)
 
- Abertura: 8 de junho, com a 13ª Caminhada do Forró e shows na Praça do Arsenal

- 19º Baile dos Namorados: dia 9 de junho

- Sítio Trindade: de 11 a 25 de junho, com apresentações de quadrilhas, trios pé-de-serra e shows
 
- Desfile das Bandeiras Juninas: 15 de junho
 
- Procissão dos Santos Juninos: dia 18 de junho

- Festa de São Pedro em Brasília Teimosa: 29 de junho
 
- Pátio de São Pedro: 28 a 30 de junho, com apresentações e Festa do Fogo
 
- Encerramento: 3 arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua, no dia 1º de julho
 
 
 
Polos dos Bairros
 
  • Vila Tamandaré - Avenida Tapajos 22 e 24 de junho
  • Barro - Rua Manoel Salvador com Rua Guiragibe - Ao lado da Escola Municipal do Barro (22 e 24 de junho de 2017)
  • Lagoa do Araçá - Rua Nova Verona (23 e 24 de junho de 2017)
  • Ibura - Quadra do Boko Moko (23 e 24 de junho de 2017)
  • Bongi - Rua Dona Maria Augusta Nogueira (23 e 24 de junho de 2017)
  • Campo Grande - Rua Voluntário da Pátria (23 e 24 de junho de 2017)
  • Cordeiro - Rua Gregório Júnior com a Rua Artista Abel Lafleour (23 e 24 de junho de 2017)
  • Totó - Rua Ana Carneiro Albuquerque (23 e 24 de junho de 2017)
  • Brasília Teimosa - Avenida Brasília Teimosa com a Rua Marechal Hermes (29 de junho de 2017)
 
Homenageados São João 2017
 
Edmílson do Pífano
Nascido em Lajedo e morador de Caruaru, é um dos maiores tocadores de pífano do Nordeste brasileiro. Sua intimidade com o instrumento é tanta e tão antiga, que virou sobrenome de família: Edmílson é do pífano desde que se entende por gente, assim como muitos de seus antepassados também foram um dia. O avô, Antônio Félix, era pifeiro requisitado na região. Nem mais, nem menos famoso que José Félix, pai de Edmílson, cujos irmãos e muitos outros parentes também são devotados ao instrumento.
Com quase 50 anos de carreira e mais de 20 discos gravados, nunca chegou a cursar uma escola de música. Toca e compõe por intuição. E encontra inspiração nas coisas mais corriqueiras da vida. Poeta que é, gosta de dizer que quando anda de ônibus, vê as músicas “passando na janela”.
 
Cristina Amaral
Natural de Sertânia, Cristina Amaral cantou pela primeira vez num grupo de jovens da igreja católica. De missa em missa, acabou sendo convidada para cantar na Orquestra Marajoara e depois passou a dividir o palco com Flávio José no grupo Os Tropicais. A carreira solo começou em 1990, quando a jovem venceu o Festival Recifrevo. Do disco Arisca, lançado um ano depois, veio seu primeiro grande sucesso: a música Eu Sou o Forró, que celebrizou a cantora como intérprete do gênero.
Além de uma dezena de CDs que consagraram sua carreira solo, gravou também os CDs Recifrevoé I e II e Forró Brasil, com artistas como Chico Buarque e Leline, Gilberto Gil e Dominguinhos. Por diversas vezes, representou Pernambuco em palcos europeus, tendo se apresentado na Holanda, Áustria, Suíça, Portugal e França. Só do Festival de Montreux, participou duas vezes. Embora se defina como uma artista eclética, seu nome é sinônimo de forró no dicionário da música brasileira.
 
Espetáculo Quero Ver Páia Vuá
Espetáculo que conta a história dos festejos juninos, com mais de 100 artistas e bailarinos em cena, o Quero Ver Páia Vuá tem no elenco a Grupo Musical Pernambucaneando, Ronaldo Aboiador, quadrilhas e a cantora Sevy Nascimento, além do ator Douglas Duan como mestre de cerimônia e das bandeiras do São João da Carroça e do Grupo Bacnaré. O espetáculo será apresentado no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no dia 16, a partir das 14h, no Sítio Trindade, no dia 18, às 20h, e no Compaz do Alto de Santa Terezinha, no dia 21, também às 14h. 
 
13ª Caminhada do Forró – 8 de junho
As celebrações aos santos juninos começam cedo, já no dia 8 de junho, com a 13ª edição da Caminhada do Forró. A partir das 17h, dezenas de forrozeiros se concentram na Rua da Moeda para sair em cortejo pelo Bairro do Recife, anunciando o São João. A caminhada encerra na Praça do Arsenal da Marinha, com um grande show, que vai reunir artistas como Maciel Melo, Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon, Pecinho Amorim, Luisinho de Serra, Beto Hortis, Rogério Rangel, André Macambira, Derico Alves e Ceceu Valença.
 
19º Baile dos Namorados – 9 de junho
Noite de forró e muito romance, o Baile dos Namorados chega à 19ª edição este ano, colocando os recifenses para dançar de rostinho colado ao som de atrações como o homenageado deste São João, Elba Ramalho, Santanna O Cantador, Eliane, além do Trio De Mala e Cuia. O baile é também uma celebração à solidariedade. O valor arrecadado com a venda de ingressos será revertido para a Casa do Amor e a Novo Caminhar, instituições de caridade. A festa começa às 21h, no Arcádia do Paço Alfândega, Bairro do Recife. Os ingressos estão à venda no Ticket Folia (https://ticketfolia.com/ingresso/baile-dos-namorados-em-recife) e em pontos de venda montados nos principais shoppings da cidade.
 
 
33º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife – 11 a 22 de junho
Para esta edição, foram habilitados 45 grupos de todo o estado para se apresentarem neste São João. As eliminatórias do concurso acontecerão no período de 11 a 17 de junho de 2017, a partir das 20h, no Sítio Trindade. Serão classificadas para a final as 12 quadrilhas que alcançarem melhor pontuação, sendo divulgado o resultado das eliminatórias logo após a última apresentação. A final também será realizada no Sítio Trindade, entre 20 a 22 de junho de 2017, a partir das 21h. As doze finalistas receberão prêmios de R$ 3 mil, cada. Na premiação final, as cinco vencedoras recebem, respectivamente: R$ 13 mil; R$ 9 mil; R$ 7 mil; R$ 6 mil; e R$ 5 mil.
 
4ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantil – 24 e 25 de junho
Nos dias 24 e 25, a partir das 17h, 12 quadrilhas infantis darão o ar da graça no Sítio Trindade, cada uma com, no mínimo, 16 pares. Cada quadrilha infantil receberá o prêmio de R$ 3 mil, por sua participação, além de certificado pela presença no concurso e medalha para todos os integrantes.
 
Desfile das Bandeiras Juninas – 15 de junho
Com origem no início da década de 1990, o Desfile das Bandeiras dos Santos Juninos sai da Rua da Imperatriz, em frente à Igreja Matriz da Boa Vista, com destino ao Pátio de São Pedro, para manter vivas as tradições populares ligadas aos festejos juninos. A concentração começa às 16h.
 
Procissão dos Santos Juninos – 18 de junho
No dia 18 de junho, a comunidade de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. Com concentração marcada para as 17h, no pátio da Igreja do Morro da Conceição, o cortejo tem saída prevista às 18h e segue pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial com destino ao Sítio Trindade. Vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana participam do cortejo, além de banda de música e trio pé de serra.
 
 Recife Antigo de Coração – 25 de junho
 
O Recife Antigo de Coração deste mês de junho terá uma edição especial. No dia 25 de maio, as festas de São João vão invadir o bairro. No polo musical, que fica montado em frente ao Marco Zero, a programação será aberta pelo Festival de Dança da Pessoa Idosa, com a participação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Às 10h, é a vez do Arraial Solidário com o show de Salatiel de Camarão. À tarde, o palco recebe Muniz do Arrasta Pé e o cantor Daniel Bento, que fecha a programação. Já o polo Arraial do Cais, novidade desta edição, ficará montado em frente ao Museu Cais do Sertão. O cantor André da Macambira comanda a festa sertaneja.
 
Desde março de 2013, o Recife Antigo de Coração transforma a área histórica num grande parque a céu aberto, com diversos polos, como o infantil, esportivo e cultural. A programação, que toma conta das ruas do Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Avenida Rio Branco, Rua da Moeda e Marquês de Olinda, conta com brincadeiras para a criançada, shows e muitas atividades esportivas, como futebol, vôlei, slackline, patinação artística, handebol, skate e badminton. A média de público do evento é de 40 mil pessoas.
 
São Pedro – 29 a 30 de junho
Entre os dias 28 e 29, o Pátio de São Pedro recebe shows e apresentações para celebrar seu padroeiro. No dia 29, a partir das 14h, o santo será festejado pelos pescadores, no bairro de Brasília Teimosa, numa procissão que já conta mais de 50 anos de história . Dia 30, a Festa do Fogo encerra a programação no Pátio de São Pedro, em homenagem a Xangô.
 
Eu Amo Minha Rua – 1º de julho
Chegou a hora de separar as bandeirinhas, a fogueira e a fantasia de matuto. O concurso Eu Amo Minha Rua 2017, iniciativa da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai premiar com festas completas, as três ruas do Recife com decorações juninas mais criativas.  Este ano, as pessoas podem soltar a criatividade e inscrever cenários que devem ter de três a cinco metros de largura. Para quem quiser decorar toda a rua, não tem problema. Basta selecionar o espaço mais caprichado. Além disso, os vencedores serão escolhidos pela população, através do site do concurso (www.euamominharua.com.br). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 16 de junho. Entre as atrações escolhidas para animar as festas no dia 1º de julho, estão Pecinho Amorim e Capim com Mel.