Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.06.17 - 11h47

Prefeitura do Recife inicia cursos de eletricista industrial no Compaz do Cordeiro

img_alt

O serviço oferecido para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social é fruto de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas e o Senai (Foto: Neide Andrade/Cortesia)

 

Teve início, nessa terça-feira (6), o curso profissionalizante de eletricista industrial para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O serviço, oferecido em uma unidade móvel no Compaz do Cordeiro, faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), e o Senai. 

As turmas atendem um total de 40 alunos. Na última sexta-feira (2), foi iniciado um curso de mantenedor de sistemas automatizados em Boa Viagem, para o mesmo público alvo. Ao todo, serão ofertadas 170 vagas em cursos como os de pedreiro de alvenaria e o de panificação, em outras localidades do Recife.

"A gente sabe que fazer um curso no Senai é uma grande oportunidade de qualificação profissional. Essas aulas têm potencial para abrir novos caminhos para vocês. Estamos aqui para abrir portas", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, que esteve presente no primeiro dia de aula. 
 
Já André Sena, secretário-executivo de Políticas sobre Drogas, falou sobre sonhos. "Eu quero incentivar e encorajar vocês a acreditarem nos sonhos. Pensem no que vocês querem se tornar e não desistam porque essa é uma oportunidade de mudança de vida". Também estiveram presentes na aula de abertura o diretor da Escola Técnica do Senai Areias, Gilberto Morais, e a gerente-geral do Compaz Cordeiro, Ana Cecília Gonzalez. 
 
O curso inclui, na sua ementa, a Norma Regulamentadora 10 (NR10), que diz respeito à garantia de saúde e segurança dos profissionais envolvidos com serviços elétricos. Um dos alunos inscritos no curso é Luiz Barroso, que se disse grato pela oportunidade que recebeu. "Todos sabem da qualidade do Senai, que é reconhecido nacionalmente, e dificilmente teríamos chance de fazer um curso como este. O nosso sentimento aqui é de gratidão porque poucas vezes tivemos uma oportunidade como esta", disse Luiz.