Serviço de Teleconsultoria de Saúde do Recife tira usuários de filas de espera
Profissionais da equipe do serviço de Teleconsultoria da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife se reuniram nesta sexta-feira, 08, no auditório da Upinha Moacyr André Gomes, para a Oficina de Integração de Equipe. A proposta é reciclar as diretrizes no atendimento feito por telefone e pelo aplicativo Whatsapp. Desde que foi implantado em 2015, o serviço ajuda a reduzir o agendamento por especialidades. Mais de 250 médicos da Atenção Básica já utilizam o serviço de Telessaúde do Recife.
Com a Teleconsultoria que funciona por meio de telefone nas segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 12h, e 24 horas pelo Whatsapp, profissionais da Atenção Básica resolvem com especialistas - otorrinolaringologia, proctologistas, cirurgião vascular, cardiologista, proctologia, gastroenterologia e infectologista – necessidades menos complexas de usuários. Em mais de 57% dos casos, nos últimos 12 meses, essas teleconsultas tiraram o paciente da fila de espera. Em um ano, foram contabilizados mais de 1,1 mil atendimentos resolvidos, sem necessidade de agendamento com especialistas. A procura por proctologista, por exemplo, evitou o agendamento de 66% dos casos atendidos para esta especialidade.
“Com a disponibilidade desses recursos, as vantagens para os usuários das unidades de saúde da família vão desde a integração com o médico da família, evitando o deslocamento desnecessário para o especialista, além de ganhar agilidade na resolução de uma demanda simples que exclui a necessidade de marcação para um especialista”, explicou o coordenador do Telesaúde Recife, Gustavo Godoy. Ele acrescentou que o serviço funciona também como uma rede de apoio e colaboração entre os médicos de serviços diferentes, visando uma formação continuada e a melhoria do atendimento às pessoas. "Trabalhar em rede, melhora a atenção e o cuidado", relata o coordenador do Telesaúde.