NOTÍCIAS

| 08.07.15 - 15h32

SAMU 192 participa com órgãos de defesa civil de criação de uma Força Humanitária de Paz

img_alt

Esse foi o quarto encontro realizado entre as instituições envolvidas, cuja proposta é unir os serviços para otimizar o atendimento a vítimas de calamidades públicas. (Foto: Cortesia)

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e outros órgãos de defesa civil de Pernambuco - entre eles estão o Grupamento Tático Aéreo, Polícia Científica, além das secretarias estadual e municipal de Saúde - estão discutindo a criação de uma Força Humanitária de Paz. Nesta terça-feira (07), no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Nordeste (CMNE) - instituição militar que coordena a iniciativa -, cada órgão fez uma apresentação sobre sua atuação. Esse foi o quarto encontro realizado entre as instituições envolvidas, cuja proposta é unir os serviços para otimizar o atendimento a vítimas de calamidades públicas. 

Leonardo Gomes, coordenador geral do SAMU 192 do Recife, apresentou o serviço prestado nos 72 municípios e no Distrito de Fernando de Noronha. Ele citou o potencial que o órgão tem para atuar em casos específicos, entre eles o uso de veículos 4x4 (com tecnologia para transitar em situações de alagamento); equipes treinadas para atuar em uma possível epidemia de ebola, bem como em outros agravos; e atendimento de emergência em saúde em grandes eventos como os ocorridos recentemente, a exemplo da Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e Carnaval. 

“Outra frente que envolve a população é a capacitação de crianças, pais e professores, para mostrar como é realizado os primeiros socorros antes da chegada da ambulância", destacou o coordenador, acrescentando que as equipes do SAMU estão disponíveis para integrar o plano coordenado pelo CMNE. A previsão do Comando é que um plano que integre esses órgãos esteja pronto até o final deste ano. Até lá, ocorrerão mais duas reuniões, e em novembro será realizada uma simulação de uma calamidade com a participação das instituições paceiras no plano.