NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.12 - 17h39

Documentário sobre a ditadura será exibido para beneficiários da Bolsa Escola

Após a exibição, cerca de 30 convidados da E.M. Santa Maria participarão de um debate

Por Fábio Callado

Cerca de 30 beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, da Prefeitura do Recife, vão assistir ao documentário Vou contar para meus filhos, da cineasta Tuca Siqueira, nesta quinta-feira (9), às 14 horas, na Escola Municipal Santa Maria – situada à Rua Acaiaca, 70, no Alto José do Pinho – Casa Amarela.

A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Direitos Humanos. Após a exibição, os beneficiários vão participar de um debate.

O documentário relata a história de 24 mulheres que foram presas no período de 1969 a 1979, na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor. Elas são de vários Estados do País e estiveram presas na capital pernambucana por lutarem pelo mesmo ideal: o fim da ditadura militar, que assombrou o Brasil entre 1964 e 1985.

Vou contar para meus filhos é uma realização do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco com o patrocínio do Projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e contou com o apoio da Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda e Governo de Pernambuco. O filme é uma co-produção da Garimpo e Cabra Quente Filmes e foi idealizado pela economista e escritora Yara Falcon e pela economista Lília Gondim, ambas presas políticas integrantes do grupo de mulheres penalizadas nos anos de chumbo.