NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.12 - 18h35

Prefeitura do Recife promove Feira de Serviços na Comunidade do Pilar

A iniciativa reúne diversas secretarias e órgãos municipais, com o objetivo de promover a cidadania e integração da população que reside na localidade

Moradores da comunidade do Pilar (Bairro do Recife) vão receber, nesta quinta-feira (09), uma grande ação da Prefeitura do Recife. É a Feira de Serviços do Pilar, que acontece das 10h às 16h, no galpão da empresa OGMO Recife (Avenida Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife). A atividade irá reunir, ao longo do dia, diversas ações voltadas à promoção da cidadania e a integração dos moradores da localidade, que recebe obras do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar.

A feira é promovida pela Rede Intersetorial do Pilar, grupo de trabalho criado pela gestão municipal para desenvolver ações que visam possibilitar novas perspectivas para a comunidade, que vão além da realização das obras físicas. Participam da rede as secretarias de Controle Urbano e Desenvolvimento e Obras, Saúde, Educação, Assistência Social, Especial da Juventude, assim como Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Instituto Pelópidas da Silveira. A programação do evento contará com atividades recreativas, esportivas e circenses, contação de estórias, apresentação de teatro e música, entre outros. Além disso, ao longo do dia, serão oferecidos serviços de corte de cabelo, vacinação e emissão de documentos.

Durante a feira, a Empresa de Urbanização do Recife (URB) irá expor diversos paineis com imagens do projeto de requalificação urbanística do Pilar em perspectiva. A ideia é fazer com que a comunidade se aproprie e conheça as obras, criando uma relação mais estreita do morador com o local em que ele passará a viver, a partir da entrega dos habitacionais que estão sendo construídos na área. Já o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) irá analisar o perfil dos moradores da comunidade aptos a serem inseridos no Bolsa Família. Eles contribuirão com uma oficina informativa sobre o Programa e demais benefícios sociais.  Essa atividade terá início às 15h.

A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã irá oferecer aos cidadãos o serviço de emissão da primeira via do CPF. Para isso, os interessados menores de 18 anos devem levar RG ou Certidão de Nascimento e um comprovante de residência. Para os maiores de 18 anos, a documentação é a mesma, acrescentando apenas o Título de Eleitor.

Duas equipes da gestão irão focar suas ações na sustentabilidade ambiental. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) promove a oficina Reaproveitando com Arte, das 14h às 16h, apresentando uma exposição com o material construído pelas palestrantes. O foco da oficina são as garrafas PET, que muitas vezes são descartadas de forma irregular e vão parar nos rios e canais da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a reutilização desse material, transformando garrafas de plástico em brinquedos, enfeites e utensílios domésticos.

Já o grupo Recicla, formado por agentes comunitários e de saúde ambiental da Secretaria de Saúde do Recife também realiza oficina de reaproveitamento de resíduos para crianças da comunidade do Pilar. A capacitação será oferecida em parceria com o Iasc. Quatro profissionais apresentarão as vantagens de utilizar com maior responsabilidade o lixo produzido no cotidiano da comunidade. Aproveitando a curiosidade e disposição do público infantil, a oficina tem como objetivo fazer das crianças porta-vozes da consciência ambiental. Um dos destaques da oficina será a aula de como transformar garrafas PET em utensílios domésticos. Os especialistas mostrarão como um material que certamente iria para o lixo ganhar nova função ao ser empregado na confecção de peças como pufes e cadeiras.

As crianças também poderão participar da Feira de Serviços do Pilar. A Secretaria Especial de Juventude e o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) realizarão atividades recreativas de esporte e lazer, passando pela ginástica, oficinas de circo e jogos esportivos.

Programação da Feira de Serviços do Pilar:

10h-10h30 | abertura do evento – Ginástica do Geraldão (atividades recreativas e esportivas)

11h-11h30 | Contação de estórias da Comunidade do Pilar (Iasc).

11h30-12h | Palestra sobre educação e saúde (NASF e PSF)

13h-13h30 | Apresentação do Geraldão: recreação com atividades de circo.

14h-14h30 | Apresentação do CRAS e da Celpe (Orientações sobre Tarifa Social)

15h-15h30 | Apresentação do Teatro do Escola Nossa Senhora do Pilar.

16h | Encerramento: Tambores do Pilar