NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.14 - 08h35

Inscrições em cursos de alfabetização de jovens e adultos terminam nesta sexta

A aula inaugural desta edição do Programa Lição de Vida já será na próxima segunda-feira (11), quando é celebrado o Dia do Estudante. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

As inscrições nos cursos gratuitos de alfabetização para jovens, adultos e idosos oferecidos pela Secretaria de Educação do Recife encerram-se nesta sexta-feira (8). Quem tem mais de 15 anos e tem interesse em se alfabetizar pode se inscrever em uma das 232 escolas da Rede Municipal do Recife. Cerca de 400 vagas ainda estão disponíveis nos cursos Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado.

Para se matricular, os jovens e adultos devem comparecer às unidades de ensino das 8h às 17h, com um documento de identificação. O curso tem duração de oito meses, e as aulas serão ministradas nas escolas municipais e em outros espaços públicos, como igrejas e associações.

A aula inaugural desta edição do Programa Lição de Vida já será na próxima segunda-feira (11), quando é celebrado o Dia do Estudante. "Vamos aproveitar a data para fazer uma homenagem a esses alunos que, após tantos percalços, retornam às bancas escolares", afirma a gestora local do Programa Lição de Vida/ Brasil Alfabetizado, Leila Loureiro. O evento será no auditório Tabocas, no Centro de Convenções. Na próxima semana, os 172 alfabetizadores voluntários e coordenadores vão concluir as formações para começar a dar aula para as primeiras turmas a partir do dia 18.

Os interessados que quiserem mais informações devem ligar para a Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Deja) nos telefones 3355-5960 ou 3355-5961. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quem preferir ser atendido presencialmente deve comparecer à Deja, que fica no Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife (CAP), situado na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite, anexo à Escola Municipal Reitor João Alfredo.

De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, a capital pernambucana tem cerca de 100 mil analfabetos. Um dos objetivos do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado é reduzir esse índice e fazer com que no mínimo 75% dos alunos que passaram pelo programa tenham vaga garantida para continuidade dos estudos e consigam concluir o Ensino Fundamental I e II (2º ao 9ª ano), nas turmas regulares da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Programa Lição de Vida é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem o objetivo de incentivar a retomada dos estudos, sendo o passo inicial para o processo de Educação de Jovens e Adultos.