Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.08.16 - 17h56

Nascem os primeiros gêmeos do Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Artur e Gabriel já receberam alta hospitalar e doação dos funcionários da unidade. (Foto: Cortesia)

 

Às vésperas de completar três meses de funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, ganhou um presente duplo: Artur e Gabriel, os primeiros gêmeos nascidos no hospital. Filhos da dona de casa Lúcia Alves da Silva Neri, eles nasceram na última quinta-feira (04) e, hoje (segunda), tiveram alta hospitalar, após passar por exames de rotina.

 

Moradora de Nova Descoberta, Lúcia conta que o parto cesáreo foi bem tranquilo e que a equipe conversou antes sobre a melhor forma para a chegada de Artur e Gabriel. “E, mesmo na hora, quando eu estava agoniada, o médico ficou conversando comigo e passando a mão no meu cabelo, me acalmando”. Preocupação mesmo, segundo ela, começa agora para cuidar de três crianças pequenas, com uma situação financeira limitada. Mas, Lúcia deixa o hospital com uma boa notícia. A chegada dos gêmeos movimentou a unidade e, por meio de um aplicativo de troca de mensagens pelo celular, um grupo de funcionários e seus amigos, fizeram a primeira doação para os bebês.

 

O pai, Adiel, trabalha na produção de salgadinhos, e a família já tem outro filho, de um ano e oito meses. Por isso, a mãe pede apoio. “Neste momento, qualquer tipo de doação é bem-vinda”.Artur e Gabriel receberam fraldas e produtos de higiene pessoal. “ Estou muito feliz”, afirmou a mãe, Lúcia. Quem puder doar pode entrar em contato pelo número: 081 99112 – 9867.

 

Acolhimento – Desde a inauguração, em 10 de maio, até agora, o Hospital da Mulher do Recife já realizou mais de 350 partos. Projetado e construído pela Prefeitura do Recife com a concepção do parto humanizado, o HMR, possui tanto um bloco obstétrico como um Centro de Parto Normal. “Acreditamos que as mães têm o direito de participar da escolha do tipo de parto que ela quer ter e, por isso, as opções são sempre conversadas com elas. E, mesmo no casos em que a cesárea é indicada, procuramos fazer com que esta mãe se sinta o mais acolhida possível”, afirma Isabela Coutinho, diretora geral do Hospital da Mulher do Recife, que está sob a  gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.