Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.08.18 - 17h27

PCR realiza feira de saúde do Idoso na Joana Bezerra

Ação nesta quinta-feira (9), na USF Coque Berilo Pernambucano, será voltada para a prevenção da saúde das pessoas com mais de 60 anos.

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Coordenação da Política de Saúde da pessoa Idosa, realiza nesta quinta-feira (9), entre 9h e 15h, na Unidade de Saúde da Família Coque Berilo Pernambucano, na Rua Guapirama, 65, na Ilha Joana Bezerra, a primeira Feira de Saúde do Idoso. A ação terá atividades de educação em saúde com enfoque na prevenção de doenças, orientações sobre hábitos de vida saudáveis, orientações sobre o uso de fitoterápicos (uso de chás medicinais) e orientações sobre DST/AIDS, com distribuição de preservativos masculinos e femininos. O Objetivo é fortalecer e ampliar os cuidados para a população com mais de 60 anos. As atividades esperam alcançar cerca de 600 usuários. 

No local também haverá avaliação odontológica, oficina de artesanato, além de atrações lúdicas.  O Programa Academia da Cidade do Recife (PAC) realizará ainda cálculo do índice de massa corpórea (IMC) e avaliação física. Auriculoterapia, aferição de pressão arterial, sistêmica, teste de glicose, profilaxia para verminoses, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, triagem para tuberculose e hanseníase, citologia e outros atendimentos médicos também estarão disponíveis.

A ação conta com parcerias. O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) disponibilizará advogados, assistentes sociais e psicólogos com orientação aos direitos dos idosos, orientações com advogado e assistente social e psicólogos,  a Ouvidoria Geral do Recife realizará registro das manifestações dos idosos, a Casa da Justiça e Cidadania e a Defensoria Pública de Pernambuco ofertarão orientações jurídicas, entre outros serviços.