NOTÍCIAS

| 08.10.12 - 17h57

CVA oferece capacitação gratuita para protetores de animais voluntários

Por Maria Duarte

Os profissionais do Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA) realizarão na próxima quarta-feira (10) uma palestra de capacitação voltada aos protetores de cães e gatos do Município. O objetivo da ação é esclarecer de que forma a população deve agir no socorro aos animais. O evento ocorrerá das 13h às 17h no auditório do centro que fica na Avenida Antônio da Costa Azevedo, 1135, Peixinhos.

As pessoas interessadas em participar gratuitamente das palestras devem se cadastrar via online, mandando dados pessoais (nome, idade, profissão, identidade e CPF) para o e-mail conselhogestor@gmail.com até esta terça-feira (09). O evento vai oferecer 70 vagas para qualquer pessoa que se interesse pelo tema, atue ou pretenda atuar como protetor dos animais na Cidade.

Garantida a inscrição, os participantes poderão acompanhar uma explanação dividida em duas etapas. Na primeira serão repassadas orientações sobre o resgate do animal, explicando as atitudes corretas no momento de salvamento e que órgãos procurar para orientação adequada em casos de emergências. Em seguida, a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Cristina Oliveira Coelho, abordará os aspectos técnicos dos primeiros socorros.

O gerente do CVA, Amaro Souza, diz que a procura pelo curso é grande e explica as metas a serem atingidas com essa ação. “Nosso objetivo é desmistificar o acolhimento, principalmente de primeiros socorros, oferecido a animais abandonados. Muitas pessoas se comovem e acreditam que a melhor atitude é pegar animais das ruas, o que negligencia o atendimento de saúde correto que deve ser feito por meio da vigilância ambiental”.

Pioneirismo - Integrar a ação dos protetores de animais ao serviço de Vigilância Ambiental de forma responsável e proveitosa para a cidade é o objetivo da Secretaria de Saúde do Recife ao incentivar esta ação pioneira. A união de respeito aos cães e gatos e garantia de saúde para a população é valorizada pela gestão municipal.