NOTÍCIAS

Cultura | 08.10.14 - 16h14

Museu da Cidade do Recife recebe segundo Baile do sonho ao luar nesta sexta

Evento para os admiradores dos fenômenos celestes será no dia 10, com observação do céu, debate e danças circulares

A segunda edição do Baile do sonho ao luar será realizada nesta sexta-feira (10), às 19h30, no Museu da Cidade do Recife, colocando em pauta a espiritualidade a partir da 12ª casa do mapa astrológico, além da observação do céu e das danças circulares. O evento é aberto ao público.

O primeiro momento, intitulado Os astros e nós, é uma discussão orientada pelo astrólogo Haroldo Barros. O tema desde mês, abordando a nossa relação com o sagrado, relacionado à casa 12, foi escolhido a partir de uma lista tríplice com assuntos sobre o movimento celeste, no último Baile, no dia 12 de setembro, quando foram discutidas as nossas fases críticas à luz da astrologia.

Para concluir, o astrólogo faz uma breve análise dos eventos astrológicos importantes no mês seguinte. Segundo Haroldo Barros, o foco é debater como lidar com “mendigos e vampiros”. “O mendigo é um tipo de pessoa que o sagrado nos coloca para nos exercitar o sacrifício, isso que é sempre entendido como martírio, mas que, na verdade, vem do latim e significa fazer o sagrado”, explica Haroldo. Segundo o astrólogo, o vampiro pode ser considerado um mendigo que deixa de cumprir a sua missão e deve, por isso, ser combatido.

A observação celeste e a identificação das constelações visíveis é o destaque do segundo momento do Baile, chamado A face de Urano. A terceira parte é reservada para a celebração da vida e da natureza através de um baile de dança circular sagrada. O objetivo dessa arte é repetir na Terra, por meio da dança, as harmonias celestes. Após contemplar o céu, a dança é feita no chão, propiciando um abraço entre o céu e o planeta, para que esse gesto se repita na alma de quem participar do ato.

Não é necessário fazer a inscrição previamente nem é cobrada taxa de participação, assim como não são exigidos conhecimentos prévios sobre astrologia. Porém, quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível, doação que será revertida para uma instituição de caridade.

| Serviço |
Baile do sonho ao luar
10 de outubro, às 19h30
Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas
Entrada gratuita

Vídeos no endereço: http://haroldobarros.wordpress.com/