NOTÍCIAS

Cultura | 08.10.15 - 15h47

Parte Formativa do 20º FIDR começa nesta terça (13)

img_alt

Residência, mesas de discussão e encontros teóricos fazem parte da programação. (Fotos: Elenize Dezgeniski/Divulgação)

 

Nem só de espetáculos vive o 20º Festival Internacional de Dança do Recife. A partir desta terça (13), os selecionados para a residência “Estratégias de Composição em Dança” começam o trabalho com o pesquisador e dançarino, Vanilton Lakka. O mineiro e professor da Universidade Federal da Bahia especialista em Danças Urbanas promete um diálogo com as várias linguagens na residência que vai até a sábado (17), no Centro Apolo-Hermilo.

A academia também participa do 20º FIDR. Na quinta-feira (15), às 15h, Lakka realiza o encontro teórico/prático “Conexões entre Dança Contemporânea e Danças Urbanas” para alunos do curso de Dança, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária.

Já a dançarina Soraia Jorge, dará duas oficinas “O Movimento Autêntico”, no  Paço  do  Frevo atendendo a dois tipos de público. No dia 23, para quem já tem alguma prática, e no dia 24, para quem ainda  não  tem  experiência.  As informações  sobre  inscrições  devem  ser obtidas direto com o Paço do Frevo pelo telefone: 3355.9527. 

Completando a parte formativa/reflexiva duas  rodas de conversas  vão acontecer no Teatro Arraial, na Rua da Aurora, na Boa Vista.  A primeira, intitulada  “Os  Bastidores  da  Cena. O  que possibilita  o movimento da dança?”, será realizada no dia 19, com a participação de  Adriana Gehres, Mônica Lira, Iris Macedo e Raimundo Branco e mediação do Movimento Dança  Recife. A  segunda, dia 20, terá como tema, “Onde se forma o corpo que dança?”, e vai contar com Luiz Roberto, Tainá Veríssimo e Diogo Lins, e mediação do Acervo RecorDança. 

“Procuramos dar ao Festival essa característica reflexiva/formativa para que os profissionais, além de se atualizarem com os cursos, possam também pensar que tipo de Dança o Recife quer fazer e ver, passados 20 anos do primeiro Festival.  A categoria já deu sinal de que está atenta. Para se ter uma idéia, tivemos, para a residência de Lakka um total de 53 inscritos, e resolvemos aumentar de 25  para 30 artistas selecionados”, explica Monica Lira, coordenadora do 20º FIDR.

 

Serviço:

Parte Formativa do 20º Festival Internacional de Dança do Recife

Quando: de 13 a 24 de outubro

Locais: Teatros Hermilo Borba Filho e Arraial. Paço do Frevo e Centro de Artes da UFPE.

Informações: 3355.3137 (Gerência de Artes Cênicas da Prefeitura do Recife)

www.facebook.com/festivaldancarecife