NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.11 - 12h52

Grupo de Trabalho da Comunidade do Pilar participa de reunião no Sebrae

O encontro teve o objetivo de debater o Plano de Ação de Desenvolvimento Local da comunidade

[caption id="attachment_8924" align="alignright" width="334" caption="Ivanildo Francisco"][/caption]



Por Mauro Rossiter

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), promoveu, nesta terça-feira (08), a primeira reunião do Grupo de Trabalho da Comunidade do Pilar. O encontro aconteceu no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, situado no bairro da Ilha do Retiro, e teve o objetivo de debater o Plano de Ação de Desenvolvimento Local da comunidade.

Representantes das secretarias municipais participaram da reunião, na qual puderam ouvir uma palestra do consultor do Sebrae, Nelson Melo, que expôs toda a cadeia de ações para a implantação de um plano de desenvolvimento local. A partir desse primeiro encontro, o grupo saiu com as linhas mestras definidas, além de ações e responsabilidades do projeto, para, em outro momento a ser definido, apresentá-lo à comunidade.

O plano busca a governança local a partir de políticas públicas voltadas à comunidade, estimulando o protagonismo da população. Os objetivos, sempre com foco na estruturação do comércio local e a geração de trabalho e renda, são a inclusão social (tornando os habitantes do Pilar cidadãos recifenses); o desenvolvimento do potencial empreendedor da comunidade; a habitabilidade; e a modernização da gestão.

A coordenadora do Planejamento de Implantação do Programa de Desenvolvimento Local da Comunidade do Pilar e assessora técnica da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Nancy Nery, explicou que o programa não se resume à questão habitacional. “O Programa de Requalificação Urbanística do Pilar é completo. Além da questão da moradia, visa incluir socialmente aquela comunidade, o que significa fazer com que ela exerça a cidadania, com foco na geração de trabalho e renda e dentro de três pilares básicos: a requalificação urbanística, a valorização do patrimônio construído e a inclusão social”, disse.

As datas dos próximos encontros para a conclusão do plano e para as outras etapas do programa serão definidas, posteriormente, pelo Grupo de Trabalho.