Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 08.11.16 - 17h38

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife disputam festival de Robótica em Brasília

Alunos de cinco unidades da rede municipal de ensino do Recife, incluindo os campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), viajam nesta quarta-feira (9) para Brasília, onde participarão do Festival Sesi de Robótica First Lego League (FLL). O evento será realizado desta quinta (10) até o próximo domingo (13), no Ginásio Nilson Nelson,  reunindo 54 equipes de todo o Brasil, convidadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

A equipe da Prefeitura do Recife é formada pelos estudantes Maria Eduarda Barbosa e Thiago Santos, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, e Ryan Vinícius Santos Morais, representando a Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, todos campeões brasileiros da OBR 2016; Chrystian Alexandre e Isaias Francisco da Silva Filho, da Escola Municipal da Iputinga (2ª colocada na OBR 2016); Júlia Vitória Melo de Paula, da Escola Municipal João XXIII; e Maria Eduarda de Lima e Fillipe José Gomes Vicente Silva, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus.

Além dos oito estudantes, fazem parte do time recifense o professor Cid Espíndola, que é coordenador do Programa Robótica na Escola, a professora Maria Mércia Botelho Novellino e Victor Sabino, monitor do programa. As despesas de passagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo Departamento Nacional do Sesi. A equipe retorna ao Recife na manhça do sábado (12).

O Festival Sesi de Robótica FLL é um evento demonstrativo que tem o objetivo de difundir a prática da robótica educacional, bem como promover o intercâmbio entre as equipes de todo o País. As equipes serão avaliadas em categorias como "Desafio do Robô", em que máquinas construídas pelos próprios alunos precisam cumprir missões na mesa de prova.

ROBÓTICA NA ESCOLA - Mais de 73 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola, desde 2014. O programa já teve seus primeiros resultados práticos: os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de  Robótica (OBR) em 2015 e 2016, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.